O que é a Dieta Raw?

Dieta Raw

Cada vez mais pessoas aderem a dieta raw (raw food), ou crudivorismo (alimentação viva), que possui um cardápio à base de alimentos crus e promete limpar seu organismo de uma vez por todas!


Dieta-Raw-Toda-em-Forma

O que é Dieta Raw Food?

Os adeptos da Dieta Raw Food acreditam que o cozimento dos alimentos provoca a perda de importantes vitaminas, proteínas e sais minerais, e que alimentos orgânicos e não cozidos favorecem à revitalização das funções celulares.

A proposta baseia em um estudo no qual se observou que as pessoas que se alimentam apenas de ingredientes crus pesam, em média, 12 quilos a menos que as outras. A Dieta Raw Food é voltada também para desintoxicar o organismo.

Além de fazer o sistema digestivo funcionar melhor, as bactérias intestinais são trocadas, o sistema imune é fortalecido, desintoxica o fígado e aumenta todas as vias de excreção de substâncias tóxicas do corpo.

Fornece gorduras, vitaminas, minerais, enzimas e a água que o corpo tanto necessita.

Dieta-Raw-legumes-Crus-Toda-em-Forma

 

Para quem é indicada?

Se você acha que pode se adaptar bem a alimentos não-cozidos e pode viver sem carne de qualquer tipo, bem como leite e derivados, a Dieta Raw Food pode ser uma boa opção.

Celebridades como Madonna, Demi Moore e Alicia Silverstone já afirmaram terem obtido bons resultados graças ao consumo de comida crua.

Acredita-se ainda que a ingestão desse tipo de alimentos ajuda no tratamento de diabetes, de doenças degenerativas neurológicas, da depressão e do câncer.

Como funciona a Dieta Raw Food?

A Dieta Raw Food aposta na diversidade e na experiência sensorial para manter os seus adeptos. Os pratos devem ser coloridos e bem apresentados, com uma boa dose de ervas e especiarias para agradar ao olfato.

O liquidificador é bastante utilizado, bem como aparelhos que desidratam os alimentos sob temperatura não muito alta, e a higiene dos alimentos antes de consumi-los é considerada fundamental.

Dieta-Raw-Doce-Salada-Verde-Toda-Em-Forma

Todos os grupos alimentares são contemplados: castanhas, sementes e algas são exemplos de fonte de proteínas permitidas. Os carboidratos são representados pelas frutas, verduras e legumes.

No quesito gordura, pode-se optar pelo óleo de coco, linhaça ou de gergelim, bem como a manteiga de cacau. Bebidas alcoólicas, açúcar branco e cafeína são proibidos.

Como adoçante, são sugeridos o mel orgânico e tâmaras. No entanto, nem todos os praticantes da Raw Food suspendem o consumo total de carnes, e alguns cozinham certos vegetais no vapor por no máximo 10 minutos.

  • Vitaminas e fitonutrientes – Previne doenças crônicas e melhora a função celular.
  • Rica em clorofila – Substância presente em todas as plantas, de coloração verde, que, no homem, tem a capacidade de melhorar a circulação, fazer a oxigenação celular e é riquíssima em magnésio, que atua no processo de equilíbrio ácido básico do corpo.
  • Enzimas – Ter uma alimentação rica em enzimas vegetais faz o corpo funcionar melhor e proporciona aumento de energia e melhora na digestão.
  • Água – É capaz de hidratar muito mais o nosso sistema justamente por ser rica em vegetais. A água contida nos alimentos tem ligação químicas diferentes e, portanto, tem melhor absorção celular.
  • Gorduras – A alimentação viva traz ao corpo os melhores óleos da natureza necessários para o funcionamento celular, melhorando funções neurológicas, prevenindo doenças inflamatórias. Não usamos gorduras saturadas, somente óleos de coco e de abacate, o próprio abacate, azeite de oliva, sementes de chia e linhaça, nozes e macadâmias. Todos esses óleos, com exceção do de coco, são sensíveis ao cozimento. Por esse motivo, sempre devem ser consumidos crus.
  • Superalimentos verdes – Todas as folhas, assim como clorofila e spirulina, são riquíssimas em minerais e proteínas.
  • Antienvelhecimento – Isso ocorre pela restrição calórica que ocorre naturalmente com a alimentação viva.

Dieta-Raw-Doce-Granola-Calda-Manga-Toda-Em-Forma

Críticas

Especialistas alertam que o cozimento nem sempre é um vilão, podendo potencializar o valor nutricional de alguns alimentos e facilitar a quebra das fibras alimentares.

Isto pode ser benéfico em muitos casos, pois a falta dessa ajuda pode prejudicar a absorção dos nutrientes. Além disso, ao consumirmos os alimentos crus, patógenos causadores de doenças deixam de ser destruídos e entram no organismo diretamente.

Minha Opinião

Não sou adepta a dieta raw e acredito que um estilo de vida saudável e equilibrado é a melhor opção para a saúde e longevidade. Eu faço algumas refeições raw e às vezes faço um dia completo apenas com alimentos crus.

Você pode fazer, por exemplo, sucos verdes ou outro que gostar no seu café da manhã.

Ah, outra coisa importante. Nunca esqueçam das proteínas! Se você é vegetariana/vegana não pode esquecer de acrescentar proteínas na sua alimentação.

A quinoa e semente de cânhamo são muito importantes. Para saber mais sobre a semente de quinoa clique AQUI.

Espero que esse post tenha adicionado informações importantes para o seu Estilo de Vida Toda em Forma!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.