Treinamento De Força E Emagrecimento

O post de hoje está incrível! O prof. Reinaldo Buarque falou sobre treino de força e emagrecimento.
Pra quem acha que não é possível, verá que é. Está muito bom!
Vamos ver?
Olá pessoal, tudo bem?
Vamos falar de um tema que preocupa a todos, mas principalmente a mulherada. Discutiremos se existe ou não a contribuição do treinamento de força para o emagrecimento, como isto pode acontecer e como interpretamos os resultados.
É comum observar na academia que os alunos que objetivam principalmente reduzir peso terem certa rejeição ao treinamento contra resistência e principalmente a musculação.
Compreensível em parte esta rejeição, já que mesmo não sendo o objetivo principal do aluno, o treino com pesos sempre vai levar, nem que um pouquinho, ao ganho de massa muscular e sucessivamente ao aumento do peso total.
Entretanto, o que está errado é entendimento do que é ficar mais magro.
Image
Vocês sabiam que podemos estar mais magros mesmo estando mais pesados???? Devem estar pensando: “este cara é louco, está falando besteira”. Pois é, mas não estou. Para entender, tenho que explicar o conceito do percentual de gordura.
Quando fazemos uma avaliação física uma das etapas é a avaliação da composição corporal, nesta etapa se divide basicamente o corpo em tecido adiposo (gordura) e outros tecidos que chamamos massa magra (músculos, ossos, órgãos….), sendo o músculo e a gordura os componente que se alteram com o treinamento.
Image
Sendo assim, não é correto medir somente o peso corporal total como critério para indicar se uma pessoa está com muita gordura no corpo ou não. As avaliações que usam somente o peso ou o IMC (índice de massa corporal) são válidas quando observamos uma grande população, mas não se aplica em um ambiente de academia.
Voltando ao assunto, posso afirmar que o treino com pesos é extremamente importante para alcançar as metas de redução de gordura.
As atividades aeróbias de fato são as principais responsáveis pela redução da gordura corporal, mas a musculação, por exemplo, colabora em muitos aspectos para que isso ocorra, e entre diversos benefícios posso citar:
– Aumento do gasto energético basal com o aumento da massa muscular. Isso significa que você gasta mais energia durante seu dia, fora da atividade física, quando tem mais massa muscular.
– Auxílio ao treinamento aeróbio com melhoria do desempenho, já que estudos mostram que pessoas que correm ou pedalam e fazem musculação tem melhor desempenho do que os que não treinam força, assim, consecutivamente, podem gastar mais calorias durante o treino.
– O gasto calórico do próprio treino de força, já que um treino intenso de musculação faz com que você utilize muitas calorias, colaborando para aumento do gasto energético diário e sucessivamente para que emagreça.
– Prevenção de lesões, colaborando para continuidade em atividades aeróbias e esportivas, entre outros benefícios.
É comum, quando uma pessoa entra na academia, após um ou dois meses se sinta bem mais magra, mas na balança o peso quase não altera. Se isto aconteceu com você não se desespere, já vou explicar.
Imagine qual o tamanho de um quilo de chumbo, imaginou???
Agora imagine um quilo de algodão.
Image
Pois é, estou exagerando um pouco para ilustrar, mas é assim que podemos comparar um quilo de músculo com um de gordura.
O músculo é muito mais denso que a gordura, então com treinamento, dieta e muita dedicação você pode ter perdido 5 quilos de tecido adiposo e ganhado 2 ou 3 de massa muscular, desta forma seu peso na balança quase  não se alterou, mas na verdade você está muito mais magro.
Image
Entendido agora??
Por isso é importante fazer avaliação física periodicamente, somente o peso corporal, não indica o quanto o seu resultado está dando certo.
Uma dica legal, que não tem nada de científico, é tirar uma foto, de short e top para as meninas, antes de traçar uma nova meta no seu treino e depois comparar com o período de dois a três meses após o início desta etapa, a gente consegue ver diferenças bem legais com estas fotos.
Outra dica é observar suas roupas, elas normalmente ficam mais largas, principalmente na cintura e nos quadris quando você está se dedicando aos treinos, mesmo que não esteja perdendo muito na balança.
Então galera, dedicação aos treinos que o verão está chegando.
Obrigado
Professor Reinaldo Buarque – CREF 021620 G/RJ
Dúvidas: reibuarque@hotmail.com
FONTE: http://blogpossivel.com/
Twitter: https://twitter.com/blogpossivel
Facebook: http://www.facebook.com/BlogPossivel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.