100 anos de moda fitness em 100 segundos – A origem da Moda Fitness
A roupa que, a partir do início de 2000 começa a ser conhecida como Moda Fitness, tem nas suas origens as roupas de esporte desenvolvidas para atletas de alto desempenho .
Desde o montanhismo, vela e caminhadas, roupas específicas para a prática de esportes e atividades físicas se tornaram muito populares entre a juventude urbana durante os anos 1970.
Na década de 1980, o estilo foi marcante na moda dos Estados Unidos.
Tais peças de vestuário foram concebidas como uma possibilidade de maximizar o desempenho de vestuário, bem como a capacidade do corpo para o transporte e atividades físicas.
O colorido e a extroversão das peças, tornaram as roupas desportivas um verdadeiro símbolo dos anos 80. Até hoje, o período é lembrado e referenciado pelas roupas de ginástica divertidas e originais, com cortes exóticos e cores berrantes.
A Transformação
Com o avanço das tecnologias de pesquisa de tecidos e de novas possibilidades de materiais, a moda fitness foi evoluindo.
ovas práticas físicas foram surgindo, demandando uma série de novas possibilidades de roupas de academia. Sempre aliando o conforto à beleza, os produtores de moda fitness têm desafios constantes para a criação e atualização das peças.
Para acompanhar essa mudança, o canal do YouTube, Benenden Health, criou um vídeo de 100 segundos com uma retrospectiva de 100 anos do mundo fitness – de 1910 a 2010.
No vídeo. é possível observar diferentes tipos de exercício que ficaram famosos em cada década e também os trajes que eram utilizados para malhar.
1910s: a forma mais popular de exercício consistia em alongamentos suaves que diziam melhorar os quadris e, acredite ou não, aliviar a constipação!
1920s: os trajes de exercício incluíam camisolas de seda (oi?).
1930s: no Reino Unido, a distinta Liga Feminina de Saúde e Beleza almejava levar o fitness para as massas. Membros participavam de aulas em grupo e vestiam uniformes compostos de shorts pretos com camisas de cetim branco.
1940s: exercícios para redução de suor eram a ordem do dia, incluindo uma forma primitiva de agachamentos.
1950s: os bambolês ganharam fama, promovidos como uma forma divertida de queimar calorias.
1960s: o Trim Twist, uma espécie de plataform giratória na qual as pessoas subiam para realizar movimentos de rotação com o corpo para tonificar os músculos, se tornou o queridinho dos anos 60.
1970s: uma antiga estrela de Hollywood, Judi Sheppard Missett, introduziu o Jazzercise! Esta combinação de exercício aeróbico e jazz foi desenvolvida para emagrecer e tonificar, e ainda é praticada em 32 países atualmente.
1980s: collants coloridos e cabelos compridos dominavam. Rotinas aeróbicas e chutes altos provocavam um exercício cardiovascular intenso.
1990s: Billy Blanks, um instrutor americano de taekwondo, levou o Tae Bo para a nação. Seu estilo de exercício combinava taekwondo e boxe.
2000s: esta foi a década onde exercícios através da dança retornaram. ‘Street dance’ passou por estúdios de dança e virou febre nas academias.
2010s: agora fitness está mais rápido do que nunca. Zumba, por exemplo, incorpora elementos de hip-hop, soca, salsa, samba, merengue e mambo. Parece mais uma noitada dançando com os amigos do que um esforço para ficar em forma.
O que é importante observar na Moda Fitness?
É importante lembrar na hora de montar um look, que as peças devem ser confortáveis, valorizar o corpo e estar em combinação de cores.
A versatilidade da moda fitness é, realmente, impressionante. Você pode usar as peças para treinos, passeios e até baladas! A sensualidade e a valorização das formas do corpo que são características marcantes da moda fitness, são fatores essenciais para que a tendência esteja em alta!
Veja alguns looks dispóníveis na nossa loja online!
Todas as peças podem, e DEVEM, ser usadas tanto na academia, como em looks casuais. Basta investir em acessórios, um salto, botinha… Pronta pra balada ou jantar com aquela pessoa especial!
O body Listras é nosso mais novo queridinho, fica maravilhoso no corpo. Claro que já peguei um pra mim!
AMOU? Clique aqui pra garantir o seu!
O clássico body está totalmente repaginado, pode ser usado em qualquer ocasião. O body feminino voltou com tudo! Desde 2013 vem ganhando e espaço e parece que veio para ficar. Não é para menos, os bodies são versáteis, e com essa nova repaginada, são peças que podem ser utilizadas na praia, academia e até uma balada.
Veja mais alguns modelitos disponíveis na nossa loja online!
A Moda Fitness é muito ampla e abraça várias possibilidades. No entanto, quando você vai comprar sua roupa de academia, você precisa levar em conta alguns critérios básicos:
Qualidade do tecido – Para evitar transparências (as indesejadas, porque as propositais são lindas de morrer!), desbotamento, bolinhas de lavagem etc.
Bom acabamento nas costuras – Imagina estar fazendo aquele agachamento ou quatro apoios sem poder confiar na qualidade das costuras de sua roupa.
Adequação do corte da roupa à atividade física. Busque roupas confortáveis e seguras.
Conforto – Você precisa ter liberdade de movimento e se sentir bonita na roupa (senão você vai ficar o treino inteiro “conferindo” se a peça está no lugar, se enfiou no lugar errado, deixou pular uma gordurinha aqui ou ali, marcou uma celulite lá…Não pode! A roupa de academia tem que ser tão encaixada com você que, durante o treino, você tem que esquecer que está vestida!)
Adequação da roupa ao esporte que você está praticando – Cada esporte precisa de um tipo específico de vestimenta. Tente sempre pesquisar qual é o tipo de roupa que melhor se adéqua à modalidade que você mais pratica, na hora de montar o seu guarda-roupa fitness.
Resistência a muitas lavagens – Mais um fator de qualidade. Como bem sabemos, as roupas fitness são muito lavadas. Se uma roupa de ginástica começa a perder a elasticidade nas primeiras lavagens, ela não serve para você!
Te deixar linda! – Pra mim, esse é o mais importante. O momento do treino é quando estamos mais focadas no nosso corpo. É o momento em que deixamos os problemas e preocupações para trás, para olharmos a nós mesmas. É importante valorizar este momento do dia, usando uma roupa que te faça sentir bem com você mesma, que te anime e te deixe com bom humor. Nada melhor do que fazer da hora do treino uma situação em que você esteja com a auto-estima nas alturas! Quanto mais carinho você tiver para escolher a sua roupa fitness, mais você vai perceber que se sentir bonita na hora do treino faz diferença.
KIT BÁSICO
Toda rata de academia deve ter, compostos de peças essenciais, básicas e ao mesmo tempo bonitas, estilosas, fashion e o principal, que valorizam o corpo, confira:
1 – Legging: Necessidade primária.
Toda mulher que frequenta academia precisa ter uma calça legging que não marca absolutamente nada, em cores sortidas. Aí é só seguir a combinação usando uma regata, um body, top… Pode explorar os estampado com calças lisas e vice versa. Dica: as leggings em tecido Jacquard, esses tecidos com textura, são excelentes para esconder celulite e gordurinhas. Eu amo e tenho uma de cada cor. Além disso, até mesmo as cores claras desse tecido não marcam.
2 – Short-saia: Necessida básica 2. Não me venha com essa de “não tenho mais idades, ou estou meio cheinha…” Sério mesmo, se você já usa, sabe o que estou falando, senão, experimente e saberá. As sainhas são super fresquinhas e democráticas. Ficam lindas em todos os tipos de corpo e você pode usar até pra ir a praia, parque, etc. Eu amo as de poá, alias, eu amo poá… Sou a maluca sou poá! rsss
3 – Body – Como já falei aqui em cima, tem que ter. É fashion, é lindo, e você usa como e quando quiser. E em tempos de crise, nada melhor que investir em uma peça coringa.
Eu poderia falar dias sobre moda fitness. Eu realmente amo. Meu guarda roupa é 90% moda fitness!
Espero que tenha gostado.
Beijos,
Camila Thomazelli – CEO Toda em Forma – Fashion Fitness
Fontes: Blog Trocaria, Mirror, Benenden
Camila Thomazelli
Designer, Apaixonada por Fitness, Atleta IFBB Bikini, Empresária e CEO da Marca Toda em Forma, Criadora do Blog Toda em Forma
2 comentários “100 Anos De Moda Fitness Em 100 Segundos!”
Sou modelista de moda fitness…adooooro
Oi Grace, que bom saber que tem uma modelista que leu esse artigo. Se quiser contribuir com sugestões, eu vou adorar.