100 Anos de Moda Fitness – A origem da Moda Fitness

A roupa que, a partir do início de 2000 começa a ser conhecida como Moda Fitness, tem nas suas origens as roupas de esporte desenvolvidas para atletas de alto desempenho .

Desde o montanhismo, vela e caminhadas, roupas específicas para a prática de esportes e atividades físicas se tornaram muito populares entre a juventude urbana durante os anos 1970.

Na década de 1980, o estilo foi marcante na moda dos Estados Unidos.

Tais peças de vestuário foram concebidas como uma possibilidade de maximizar o desempenho de vestuário, bem como a capacidade do corpo para o transporte e atividades físicas.

O colorido e a extroversão das peças, tornaram as roupas desportivas um verdadeiro símbolo dos anos 80. Até hoje, o período é lembrado e referenciado pelas roupas de ginástica divertidas e originais, com cortes exóticos e cores berrantes.

A Transformação

 

Com o avanço das tecnologias de pesquisa de tecidos e de novas possibilidades de materiais, a moda fitness foi evoluindo. Novas práticas físicas foram surgindo, demandando uma série de novas possibilidades de roupas de academia. Sempre aliando o conforto à beleza, os produtores de moda fitness têm desafios constantes para a criação e atualização das peças.

Para acompanhar essa mudança, o canal do YouTube, Benenden Health, criou um vídeo de 100 segundos com uma retrospectiva de 100 anos do mundo fitness – de 1910 a 2010.

No vídeo. é possível observar diferentes tipos de exercício que ficaram famosos em cada década e também os trajes que eram utilizados para malhar.

1910s: a forma mais popular de exercício consistia em alongamentos suaves que diziam melhorar os quadris e, acredite ou não, aliviar a constipação!

1920s: os trajes de exercício incluíam camisolas de seda (oi?).

1930s: no Reino Unido, a distinta Liga Feminina de Saúde e Beleza almejava levar o fitness para as massas. Membros participavam de aulas em grupo e vestiam uniformes compostos de shorts pretos com camisas de cetim branco.

1940s: exercícios para redução de suor eram a ordem do dia, incluindo uma forma primitiva de agachamentos.

1950s: os bambolês ganharam fama, promovidos como uma forma divertida de queimar calorias.

1960s: o Trim Twist, uma espécie de plataform giratória na qual as pessoas subiam para realizar movimentos de rotação com o corpo para tonificar os músculos, se tornou o queridinho dos anos 60.

1970s: uma antiga estrela de Hollywood, Judi Sheppard Missett, introduziu o Jazzercise! Esta combinação de exercício aeróbico e jazz foi desenvolvida para emagrecer e tonificar, e ainda é praticada em 32 países atualmente.

1980s: collants coloridos e cabelos compridos dominavam. Rotinas aeróbicas e chutes altos provocavam um exercício cardiovascular intenso.

1990s: Billy Blanks, um instrutor americano de taekwondo, levou o Tae Bo para a nação. Seu estilo de exercício combinava taekwondo e boxe.

2000s: esta foi a década onde exercícios através da dança retornaram. ‘Street dance’ passou por estúdios de dança e virou febre nas academias.

2010s: agora fitness está mais rápido do que nunca. Zumba, por exemplo, incorpora elementos de hip-hop, soca, salsa, samba, merengue e mambo. Parece mais uma noitada dançando com os amigos do que um esforço para ficar em forma.

O que é importante observar na Moda Fitness?

É importante lembrar na hora de montar um look, que as peças devem ser confortáveis, valorizar o corpo e estar em combinação de cores.

A versatilidade da moda fitness é, realmente, impressionante. Você pode usar as peças para treinos, passeios e até baladas! A sensualidade e a valorização das formas do corpo que são características marcantes da moda fitness, são fatores essenciais para que a tendência esteja em alta!

Veja alguns looks dispóníveis na nossa loja online!

 

Legging de Compressão FUll Of Color + Body de Tule. Compre Online!

 

Todas as peças podem, e DEVEM, ser usadas tanto na academia, como em looks casuais. Basta investir em acessórios, um salto, botinha… Pronta pra balada ou jantar com aquela pessoa especial!

O body Listras é nosso mais novo queridinho, fica maravilhoso no corpo. Claro que já peguei um pra mim!

Compre Body Aqui!

AMOU? Clique aqui pra garantir o seu!

O clássico body está totalmente repaginado, pode ser usado em qualquer ocasião. O body feminino voltou com tudo! Desde 2013 vem ganhando e espaço e parece que veio para ficar. Não é para menos, os bodies são versáteis, e com essa nova repaginada, são peças que podem ser utilizadas na praia, academia e até uma balada.

Veja mais alguns modelitos disponíveis na nossa loja online!

Estampa tendência 2017! Compre agora!

A Moda Fitness é muito ampla e abraça várias possibilidades. No entanto, quando você vai comprar sua roupa de academia, você precisa levar em conta alguns critérios básicos:

  • Qualidade do tecido – Para evitar transparências (as indesejadas, porque as propositais são lindas de morrer!), desbotamento, bolinhas de lavagem etc.
  • Bom acabamento nas costuras – Imagina estar fazendo aquele agachamento ou quatro apoios sem poder confiar na qualidade das costuras de sua roupa.
  • Adequação do corte da roupa à atividade física. Busque roupas confortáveis e seguras.
  • Conforto – Você precisa ter liberdade de movimento e se sentir bonita na roupa (senão você vai ficar o treino inteiro “conferindo” se a peça está no lugar, se enfiou no lugar errado, deixou pular uma gordurinha aqui ou ali, marcou uma celulite lá…Não pode! A roupa de academia tem que ser tão encaixada com você que, durante o treino, você tem que esquecer que está vestida!)

  • Adequação da roupa ao esporte que você está praticando – Cada esporte precisa de um tipo específico de vestimenta. Tente sempre pesquisar qual é o tipo de roupa que melhor se adéqua à modalidade que você mais pratica, na hora de montar o seu guarda-roupa fitness.
  • Resistência a muitas lavagens – Mais um fator de qualidade. Como bem sabemos, as roupas fitness são muito lavadas. Se uma roupa de ginástica começa a perder a elasticidade nas primeiras lavagens, ela não serve para você!
  • Te deixar linda! – Pra mim, esse é o mais importante. O momento do treino é quando estamos mais focadas no nosso corpo. É o momento em que deixamos os problemas e preocupações para trás, para olharmos a nós mesmas. É importante valorizar este momento do dia, usando uma roupa que te faça sentir bem com você mesma, que te anime e te deixe com bom humor. Nada melhor do que fazer da hora do treino uma situação em que você esteja com a auto-estima nas alturas! Quanto mais carinho você tiver para escolher a sua roupa fitness, mais você vai perceber que se sentir bonita na hora do treino faz diferença.

KIT BÁSICO

Toda rata de academia deve ter, compostos de peças essenciais, básicas e ao mesmo tempo bonitas, estilosas, fashion e o principal, que valorizam o corpo, confira:

1 – Legging: Necessidade primária.

Veja nossas opções de Legging!

Toda mulher que frequenta academia precisa ter uma calça legging que não marca absolutamente nada, em cores sortidas. Aí é só seguir a combinação usando uma regata, um body, top… Pode explorar os estampado com calças lisas e vice versa. Dica: as leggings em tecido Jacquard, esses tecidos com textura, são excelentes para esconder celulite e gordurinhas. Eu amo e tenho uma de cada cor. Além disso, até mesmo as cores claras desse tecido não marcam.

2 – Short-saia: Necessida básica 2. Não me venha com essa de “não tenho mais idades, ou estou meio cheinha…” Sério mesmo, se você já usa, sabe o que estou falando, senão, experimente e saberá. As sainhas são super fresquinhas e democráticas. Ficam lindas em todos os tipos de corpo e você pode usar até pra ir a praia, parque, etc. Eu amo as de poá, alias, eu amo poá… Sou a maluca sou poá! rsss

Compre Agora! 3x SJ

 

3 – Body – Como já falei aqui em cima, tem que ter. É fashion, é lindo, e você usa como e quando quiser. E em tempos de crise, nada melhor que investir em uma peça coringa.

Compre agora! 3x SJ

Eu poderia falar dias sobre moda fitness. Eu realmente amo. Meu guarda roupa é 90% moda fitness!

Espero que tenha gostado.

Beijos,

Camila Thomazelli – CEO Toda em Forma – Fashion Fitness

Fontes: Blog Trocaria, Mirror, Benenden

2 comentários “100 anos de moda fitness em 100 segundos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *