Muitas pessoas apresentam algumas dúvidas sobre o coco e seus derivados, mas principalmente pelo óleo de coco, sendo a principal delas sobre a sua consistência: “o óleo de coco era liquido e ficou pastoso, ou então era pastoso e ficou liquido, por quê? Estragou?”.
A fim de esclarecer essa dúvida, fizemos esse post para acabar de vez com esse mito que cerca o óleo de coco! Mas primeiramente vamos esclarecer o que é esse óleo e saber um pouco mais sobre os seus benefícios!
O óleo é extraído da massa do coco, normalmente por prensagem a frio.
Ele é rico em ácidos graxos saturados na forma de triglicerídeos de cadeia media (TCM), que são rapidamente metabolizados pelo nosso organismo, acelerando a queima de calorias e disponibilizando as gorduras para serem queimadas e utilizadas para fornecer energia. Dessa forma, o óleo de coco pode auxiliar no emagrecimento! Mas seus benefícios não param por ai.
É ainda rico em ácido láurico, que auxilia na regulação dos níveis de colesterol; apresenta ação antifúngica, antiviral e antibacteriana, fortalecendo o sistema imune, além de ser um excelente antioxidante natural, uma vez que é rico em ácido graxo saturado, que é altamente resistente ao ranço oxidativo.
Entretanto, o óleo de coco pode apresentar consistência liquida ou pastosa de acordo com a temperatura. Com a mudança da consistência, muitas pessoas acreditam que o óleo possa estar estragado, porém, isso não é verdade!
O que determina se um lipídeo (óleo ou gordura) será liquido ou pastoso é o seu grau de saturação, ou seja, um lipídeo com alto teor de ácidos graxos saturados (assim como o óleo de coco) será solido em temperatura ambiente. Entretanto, de acordo com a variação da temperatura, sua consistência pode mudar, tornando-se líquido.
Sendo assim, as mudanças no estado físico do óleo NÃO alteram sua qualidade e seus benefícios. Entretanto, é bom ficar atento à quantidade a ser utilizada de acordo com a consistência do óleo, uma vez que a quantidade de óleo de coco na forma pastosa presente em uma colher de sopa, por exemplo, é maior do que em sua forma liquida!
Até a próxima gente!