Verão chegando e muitas alunas em dúvida se devem ou não treinar glúteos todos os dias!
Então vamos esclarecer: O glúteo é um dos grupamentos musculares mais trabalhados pelo público feminino, por ser uma região de grande acúmulo de gordura, principalmente para as mulheres que tem biotipo ginóide (formato de pêra).
Porém deveria ser trabalhado por todos, já que é muito importante na manutenção da postura e no ato de caminhar e correr.
Para trabalhar esse grupamento muscular temos muitos exercícios e variações, porém existem exercícios que exigem mais e outros que exigem menos desse grupamento muscular.
O glúteo é composto por três músculos:
Glúteo máximo: É um músculo volumoso situado mais superficialmente na região glútea. Ele é um potente extensor e rotador lateral da coxa. Quando os pés estão fixados ele auxilia na extensão de tronco.
Glúteo Médio: Localizado lateralmente no quadril, coberto pelo glúteo máximo e cobrindo o glúteo mínimo. Ele realiza o movimento de abdução e rotação interna do quadril.
Glúteo Mínimo: Localizado lateralmente no quadril, coberto pelo glúteo médio e máximo, respectivamente. Realiza o movimento de abdução e rotação interna do quadril.
Suas fibras anteriores auxiliam no movimento de flexão do quadril.
É preciso ter em mente que exercícios que utilizam apenas uma articulação como as extensões de quadril na polia, caneleira, sendo realizado em quatro apoios ou não, que visam trabalhar a musculatura de modo isolado, são menos eficientes na ativação dos glúteos do que exercícios multiarticulares como avanço, levantamento terra, agachamento e leg press, por exemplo.
Isso se deve pela maior complexidade na execução, maior necessidade de estabilização corporal…
Além de serem excelentes exercícios para os glúteos, também trabalham quase que todos os músculos da coxa, ajudando muito no desempenho das tarefas diárias como subir e descer escadas, sentar e levantar de uma cadeira, e apanhar um objeto do chão.
Não é pelo fato dos exercícios como agachamento, avanço e levantamento terra, serem os mais eficientes que devem ser os exercícios de primeira opção.
Esses exercícios exigem um alto grau de coordenação motora, consciência corporal e flexibilidade e uma coluna vertebral muito bem estabilizada. Para que o aluno execute os movimentos mais complexos é necessário que ele tenha uma uma musculatura abdominal e lombar forte.
A progressão deve ser feito de modo lento e gradual, para diminuir o máximo possível o risco de lesões.
Procure traçar com seu professor, objetivos para poder chegar a executar esses exercícios com segurança e uma boa técnica que também é imprescindível para chegar ao objetivo final funcional e estético dos seus glúteos.
LOGO, DEVIDO A DIFERENÇA DE FUNÇÃO NOS MOVIMENTOS: SIM, DEVEMOS TREINAR GLÚTEOS TODOS OS DIAS! ALTERNANDO UM DIA OS GLÚTEOS MÁXIMOS E NO OUTRO DIA OS GLÚTEOS MÉDIOS E MÍNIMOS!
Bons treinos! Excelentes resultados!
Aline Gondin – Preparadora Física
Mas quais exercícios só trabalham os glúteos máximos e quais trabalham só os médios e mínimos?