Todo mundo acha que a pizza é uma das grandes vilãs da dieta. Mas não é bem assim. Hoje existem muitas opções light com recheios à base de verduras, legumes, queijos e carnes magras. É só você fazer as escolhas certas para não furar o regime.
Peça recheios com hortaliças, que são cheias de vitaminas, sais minerais e fibras. Vale também pizza com queijos light, ricos em proteínas do leite sem excesso de gordura saturada.
Outro detalhe importante: não exagere na quantidade. O ideal é consumir até duas fatias por semana. As opções de massa fina costumam ter até 80 calorias a menos do que as de massa grossa.
Antes de atacar essas gostosuras na pizzaria, fique de olho na quantidade de calorias de cada pedaço:
• Mussarela: 360 calorias. Cuidado: a cada 100 g de queijo amarelo, 28 são de gordura saturada! O bom dessa pizza é o orégano, que é antioxidante e, por isso, ajuda no combate ao envelhecimento.
• Quatro queijos (mussarela, catupiri, provolone e gorgonzola): de 358 a 370 calorias. Contém muita gordura saturada e quantidades elevadíssimas de sódio. Por isso, não exagere no consumo.
• Mussarela de búfala, tomate seco e rúcula: 280 calorias. A rúcula, além de saborosa, promove a saciedade, por isso, diminui a fome. O tomate é rico em licopeno, que ajuda a proteger a pele.
• Calabresa: 345 calorias. Contém gordura saturada, sódio e conservantes. Mas tem pimenta, um alimento termogênico que ajuda a queimar calorias com mais facilidade.
• Portuguesa: 396 calorias. O presunto tem muito sódio e gordura, ambos ruins para a saúde. O bom é a presença do ovo cozido, que é rico em proteínas e contém vitamina A.
• Atum com cebola: 274 calorias. Esse peixe é rico em ômega 3, que reduz o nível de triglicerídeos do organismo e ajuda no controle das dores articulares e sintomas da TPM.
Outra sugestão é fazer sua própria pizza em casa. Algumas dicas saudáveis:
• Use o disco pronto de massa integral. É repleta de fibras, que fazem bem para o funcionamento do sistema digestivo.
• Monte uma pizza com ingredientes saudáveis e magros: a seleção de alimentos é que vai determinar um produto final menos calórico.
• Abuse das hortaliças e dos grãos que dão volume, possibilitam maior saciedade, fornecem vitaminas, minerais e fibras. Bons exemplos são brócolis, abobrinha, manjericão, tomate, milho e ervilha.
• Escolha queijos brancos magros e na versão light, como o branco e a mussarela.
Quer mais? Que tal experimentar uma pizza com massa de abobrinha e recheio de mussarela de búfala e frango, da Toda em Forma? É uma delícia!