Treinamento Funcional – O Que É, Pra Que Serve?

Treinamento Funcional

Treinamento Funcional – Saiba tudo sobre a modalidade aqui!

treinamento-funcional

Há mais ou menos cinco anos, quando o pilates (falamos do benefício dos benefícios dele aqui) começou a se popularizar nas academias do Brasil, iniciaram-se os estudos de uma nova modalidade de exercícios que ficou conhecida como treinamento funcional.

Este nome foi dado por utilizar, basicamente, movimentos naturais do corpo ou repetidos em nossa vida cotidiana. Como meio de treinamento, deriva das modalidades esportivas, porém está voltado para gestos do dia a dia.

O aluno sai das máquinas de musculação e passa a usar acessórios que vão auxiliar na execução dos nos exercícios. O pioneiro do método no país é Luciano D’Elia, que treina atletas campeões como o nadador Cesar Cielo.

Atletas utilizam tanto para melhora de desempenho e execução como para prevenção de lesões. Os jogadores de basquete, por exemplo, treinam muito o equilíbrio. Quando esse atleta se prepara para fazer o arremesso, o treinador o empurra para que ele se desequilibre e, mesmo desequilibrado, deve tentar acertar a cesta, simulando as situações de jogo.

treinamento-funcional-raquel-bernardo

Nos idosos, há registros de melhora considerável na densidade óssea, tônus muscular, equilíbrio e flexibilidade, além de ser muito mais divertido, por não seguir uma série contínua e repetitiva.

O treinamento funcional não tem contraindicações, exceto limitações fisiológicas graves.  É uma ótima opção para evitar e até “tratar” lesões.  As lesões de ombro, por exemplo, podem ser amenizadas com fortalecimento e reeducação de alguns movimentos, ajudando significativamente no tratamento.

E a dupla Toda em Forma não pode deixar de conferir essa modalidade de treino. A convite da minha partner, Camila Thomazelli, que já pratica, fomos ao FIT RIO – Treinamento Funcional e Assessoria de Corrida para entender como funciona.

Treinamento-Funcional-raquel-camila-treinando

Como acessórios, são utilizadas faixas elásticas, bolas suíças, discos e toda uma linha de aparelhos de desequilíbrio, além de pesos, cordas, cones e obstáculos, que trabalham os principais grupos musculares, inclusive os do abdômen e da lombar, que ajudam na postura e protegem a coluna vertebral contra inúmeras lesões.

Por serem de fácil manipulação, estes aparelhos podem ser usados quase em qualquer lugar, parques, praias, play e locais ao ar livre.

treinamento-funcional-aparelhos

Além disso, o treinamento em suspensão (TRX), criado por um oficial da marinha americana, já é utilizado em algumas academias do Brasil.

Ele é feito por cintas presas ao teto ou outra base segura e por dois pegadores. O atleta se “pendura” nele e consegue trabalhar músculos do corpo todo utilizando o próprio peso corporal.

Treinamento Funcional é uma forma de treinar não só a forma física mas também a aptidão física, já que consegue atingir musculaturas muitas vezes esquecidas nas séries de musculação. Em função disso, o treinamento deve ser sempre orientado por um profissional.

Somente professores de educação física e fisioterapeutas estão aptos a realizar este trabalho.

O método visa a saúde completa e não partes. Como geralmente não tem o objetivo de obter ganho de massa muscular, a treinamento funcional só terá este efeito se aliado ao trabalho de musculação em um treinamento híbrido.

Treinamento-Funcional-Fit-Rio-Toda-Em-Forma

Fica a dica ladies, vale a pena investir nessa nova modalidade! Pra quem é do Rio, recomendamos a Fit Rio=)

FIT RIO – Treinamento Funcional e Assessoria de Corrida – Praia do Leme Posto 1 – RJ

Prof. Bernardo Wolf e Daniel Alejandro
Tels.: 21 979439966 21 992161154
FB/fitriotreino
Bjus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.