Sempre que escrevo, tenho a honra e o carinho de pessoas muito especiais compartilharem minhas ideias, e uma delas é a CA THOMAZELLI dona do BLOG TODA EM FORMA, e em um desses posts que escrevi e ela compartilhou, vi um comentário de uma seguidora perguntando sobre treino para gestantes…
Coincidentemente na semana passada uma foto me chamou a atenção aqui no FB, e se tratava de ninguém mais, ninguém menos do que ANDREA CARVALHO, atleta e esposa do grande prof. FERNANDO MARQUES (PREPARADOR DE ATLETAS DE ELITE E EMPRESÁRIO – DONO DA FIRST STUDIO PERSONAL EM SP), e nela ANDREA citava estar entrando no oitavo mês de gestação e sem ter parado de treinar!
Vejo várias fotos compartilhadas por aí de mulheres que levam os bebes para academia, mas grávida treinando nunca vi…
Mas e aí? Como manter a forma quando você está grávida?
Pults… To escrevendo e morrendo de medo da minha ignorância, porque saca só, como vou falar sobre treino no período de gestação sem ter ficado ‘grávido’?
Brincadeiras a parte, segue algumas dicas (eu e a Olga Bongiovani) que poderão auxiliar as futuras mamães em como se manterem fisicamente ativas no período de gravidez… Sei lá, às vezes o povo tem um costume imbecil de tratar grávida como doente, doente como moribundo e por ai vai…
Mas como explicar isso a quem já esta culturalmente habituada a tais costumes? Talvez nem tanto a gestante, mas todo seu círculo social… Como explicar que se manter ativa não prejudicará o bebe e nem a mamãe, e tão pouco se você não comer ‘jaca’, teu filho ou neto irá nascer com cara de jaca… Crendices a parte vamos ao que interessa!
A maioria dos posts sobre tal tema só coloca imagens de mulheres grávidas dando risada ou fazendo alguma posição de Yoga, não que Yoga seja ruim, pelo contrário, é ótima (confesso que eu sou adepto – como complemento dos meus treinos!), mas dá para ficar bem mais ativa durante a gravidez do que fazer apenas caminhada e alguns alongamentos.
Lógico que tudo que você queira fazer nesse período deverá ter o consentimento do seu médico, nutricionista e também personal trainer.
Tenha certeza de que até teu bebe (teu esposo ou namorado) irão agradecer futuramente se você optar por não utilizar teu período de gravidez, para ficar sedentária e comer tudo o que você acha que tem direito!
Nessa fase mais do que nunca você deverá se atentar para quais exercícios irá utilizar, e como irá executá-los!
TREINANDO GRÁVIDA
Como cito acima, teu treino vai começar no consultório do médico, será ele quem irá dizer o que você pode ou não fazer. Pelo que pesquisei, a indicação mais comum que os médicos fazem, é a de manter a sua freqüência cardíaca baixa. (Fiquem a vontade para me corrigirem caso eu esteja errado, ta?)
Então basicamente você irá continuar sua rotina normal, lógico que em uma intensidade bem menor, mas isso é simples, você terá de fazer alguns ajustes, por ex.:
Os pesos que você usaria normalmente para séries de 12-15 repetições, a partir de agora irá utilizá-los em séries de 8-10 repetições. Lembre-se, você até pode estar conseguindo treinar como antes, mas não é sabio manter a freqüência cardíaca alta por muito tempo.
Após o primeiro trimestre, exercícios feitos em decúbito dorsal como supino e abdominais deverão ser cessados, pois o útero poderia comprimir a veia cava, o que pode resultar em uma redução do fluxo sanguíneo, te deixando com tontura ou enjôo.
Nessa fase é hora de você optar por máquinas, onde terá maior apoio e segurança, até pela maior dificuldade de equilíbrio que terá ao utilizar pesos livres, em relação aos exercícios de cardio, se você está habituada a correr, vá para o elíptico para evitar sobrecarga no quadril ou dor no joelho.
Melhor treinar assim, do que nem treinar, não é mesmo? Ouça o seu corpo, ajuste o seu treino em conformidade com suas fases!
DIETA
Fato: Quando você estiver grávida, você vai ganhar peso.
Por quê?
Porque você vai ganhar o peso do bebê, da placenta, do líquido amniótico, do tecido mamário, vai aumentar o volume de sangue, etc…
Para se manter em forma, você vai ter que usar muita força de vontade e até mesmo restrição.
Não há necessidade de satisfazer todos os desejos. Lembre-se você está grávida e não indo pra forca! Isso ocorre por conta de vários fatores hormonais, que vulgarmente nos é interpretado como: ‘Desejos insanos’!
Lembre-se como você está gerando outra vida, teu metabolismo ta trabalhando dobrado, então aproveite isso e o mantenha acelerado, comendo a cada 2,5-3 horas.
Converse com teu médico e nutricionista sobre quais suplementos utilizar nessa fase, apesar de alguns rótulos de proteína em pó sugerir não utilização dos mesmos durante a gravidez, ninguém melhor que um profissional da área para tal prescrição!
Não coma calorias vazias! Trezentas calorias são meia xícara de farinha de aveia e uma colher de pó de proteína, e não um lanche dessas redes americanas…
Embora seja inteligente você manter uma dieta, limpa e saudável é importante você não estar em uma dieta com déficit de calorias durante a gravidez!
Manter uma boa alimentação durante a gestação também irá colocá-la no caminho certo para perda de peso após o seu bebê nascer. Se você está saudável, o bebê estará mais saudável ainda!
Bom meninas… É isso! Se escrevo mais um pouquinho daria tempo de vocês passarem os 9 meses lendo… Espero poder ter ajudado!
Uma ótima semana a todas!
Autor: MANOEL JUNIOR
contato_manoeljr@hotmail.com