Já falamos sobre a escolha do tênis ideal, mas hoje vamos nos aprofundar mais nesse assunto, explicando passo a passo cada tipo de pisada e como descobrir o seu tipo.
Para quem acha que é só colocar um tênis confortável no pé e sair correndo, mostramos que isso é um grande engano. É preciso ter bastante cuidado na hora de escolher o modelo e começar a praticar os exercícios.
Primeiro deve-se conhecer qual o tipo de pé e de pisada que você tem, para então escolher o modelo correto. Temos três tipos de pé: Normal, Cavo e Chato. E três tipos de pisada: Neutra (Normal), Supinada e Pronada.
Em sua maioria, essas características são hereditárias e os problemas só começam a surgir quando a pessoa sobrecarrega o corpo.
É aí que aparecem as lesões! Saber comprar um tênis bom e de acordo com as suas necessidades é um investimento e evitará problemas muito maiores no futuro.
Diariamente, nossos joelhos, tornozelos e pés, precisam absorver o impacto e o peso do nosso corpo, que é multiplicado 8x quando corremos.
Ou seja, qualquer pisada fora do eixo, com o tempo, se tornará um problema gigantesco. E as dores vão aparecendo conforme o seu problema:
– Pé cavo: pisa em dois apoios, o calcâneo e o ante pé. Portanto, tende a ter dores nessas regiões e tendinites na lateral (tendões fibulares);
– Pé chato: geralmente tem tendinite do lado de dentro no tendão tibial posterior e muitas vezes pode causar a barra óssea, uma deformação que bloqueia a flexibilidade dos pés.
Já notou como seu tênis desgasta mais em determinada região do que em outra?
Isso é causado pelo seu tipo de pisada os problemas vão desde lesões superficiais, como calos e bolhas, até as lesões ósseas, como fratura por estresse.
Os crônicos são as tendinites, canelites e deformidades ósseas, como joanete e dedos em garra.
Tá, já sei os problemas. Agora, cadê a solução? Primeiro, descubra seu tipo de pé e depois de pisada. Para isso, deve-se consultar um ortopedista, ou fisioterapeuta especializado.
Caso não tenha acesso a nenhum deles, faça um teste caseiro. Molhe a sola do pé e pise em uma folha, depois compare o resultado do desenho com os das tabelas.
Se tratado ainda na infância, palmilhas e fisioterapia corrigem o problema, caso isso seja notado já na fase adulta, os tênis irão ajudar na prevenção das lesões, mas apenas o tratamento cirúrgico irá corrigi-lo totalmente.
Selecionamos alguns modelos de tênis para facilitar na hora da escolha:
PRONADA
SUPINADA
Ola, gostaria de uma referencia quanto a tabela de grau dos tipos de pisada.
Grato.