Treinar vai mais além do que frequentar a academia regularmente, ou fazer exercícios, exige bom senso e propósito, se não tiver uma periodização adequada, para um período adequado para uma divisão adequada, você no mínimo estará igual ou pior do que se encontra hoje!
A periodização consiste em subdividir um período especifico de treinamento, e será esse fracionamento que lhe norteará como manipular a intensidade, volume, freqüência a fim de evitar ou minimizar quaisquer efeitos negativos.
Já a divisão, consiste em distribuir durante os dias da semana, quais grupos musculares você irá treinar – o famoso A/ B/ C/ D/ E.
Como Melhorar Resultados na Musculação?
Você sabe me responder qual é o seu somatotipo?
Pults Manoel, somatotipo? Ai você ta complicando hein…
To nada, meu objetivo aqui é nos igualar no que diz respeito à informação, pois a meu ver é muito mais vantajoso trocarmos idéia e juntos somarmos, do que eu me impor como sábio e não estar passando de um tolo egoísta, pois quando o aluno absorve a essência do que o professor propõe, os resultados são infinitamente mais densos do que quando ele apenas reproduz a proposta.
Os tipos físicos existentes.
Há 8 tipos físicos básicos, ou somatótipos, dos quais 3 são primários (e raros na vida real) enquanto o resto é uma combinação de ambos.
Os tipos físicos se aplicam na maioria a homens: mulheres tendem a estar no centro já que elas têm físicos menos extremos do que os homens e são mais endomórficas do que mesomórficas.
Os tipos primários:
Mesomorfo: Ossos largos e músculos bem definidos, criando um efeito denso e “quadrado”.
A área peitoral sobressai caindo para uma cintura baixa e estreita. (forte contraste entre ombros e quadris conhecido como “V shape”). Braços e pernas bem desenvolvidos.
Mulheres: O contorno se mantém suave (sem ângulos agudos) formato de ampulheta ao invés de quadrado, músculos desenvolvidos.
Ectomorfo: Físico delicado com ossos leves e músculos fracos. Ombros pequenos e caídos, peito reto, membros longos (tipo linear) costelas visíveis e pescoço longo.
Endomorfo: Corpo arredondado e flácido com área abdominal predominante (pança de ogro) cintura alta e sem ossos projetados.
Braços e pernas curtos e afilados, mãos e pés pequenos, coxas e braços mais desenvolvidos que panturrilhas e antebraços. Cabeça grande.
Os somatótipos:
Endo-mesomorfo: Abdômen menos massivo e ombros mais volumosos do que no precedente, criando uma silhueta retangular.
Ecto-mesomorfo: Musculoso, mais de estrutura menos pesada.
Meso-ectomorfo: Fino e definido. Juntas pequenas.
Ecto-endomorfo: Equilíbrio entre redondo e alongado, mas não muito musculoso.
Então pessoal, saber coisas como as citadas acima poderá ajudar muito na descoberta de qual seria o melhor método de se treinar, já que, dizer que existe um treino perfeito, exigiria de nós no mínimo conhecermos o (nosso ou do aluno) tipo físico, bioquímica e anatomia, adequado à sua forma de estimular esta fadiga, coisa que, para muitos, creio eu, seja praticamente impossível, devido a todos os outros afazeres que compõe nosso dia a dia, e é ai que entram os profissionais como: Educadores físicos e nutricionistas.
Vale lembrar também que treino sem dieta é mero esforço!
É a coisa mais básica de todas que precisamos ter em mente, saiba que não será uma refeição ou outra que definirá nossos resultados, mas sim todo o programa alimentar, ou seja, de nada adianta você fazer uma refeição bem balanceada no pré e pós-treino, e fazer refeições pobres nos outros horários, isso também serve para os dias de descanso, pois nosso corpo não sabe quando é segunda ou final de semana.
Em resumo o que posso dizer a vocês é que mantenham a consistência e disciplina nos treinos, tenha em mente sempre treinar seu músculo e não seu ego.
Tenham todos uma ótima semana!
Manoel Júnior
contato_manoeljr@hotmail.com