Crosssfit: Treinamento Das Guerreiras Urbanas

Todo atleta tem seu momento “saco cheio”. Quem leva uma rotina forte de treinos, dieta, disciplina e dedicação já passou ou vai passar por um período de existencialismo fitness, se perguntando o porque de tanto esforço. Véi, na boa? Treinar desmotivado não dá! Então o que fazer?
A resposta é simples: tentar algo novo! Que desafie, que quebre a rotina, que faça o atleta perceber que há muitas possibilidades ainda a serem exploradas pelo próprio corpo. Nessa proposta, arrastei minha partner Camila Thomazelli e fomos conhecer o CROSSFIT.
Participamos de um aulão aberto, promovido pela academia CROSSFIT Leblon, do professor Andrei Britto.
Fomos convidados a escolher os treinos propostos. Antes, fomos devidamente avaliados por Andrei e instruídos sobre a segurança das execuções.
No cardápio do dia, 10 treinos propostos com diferentes níveis de dificuldade. Como somos condicionados e experientes em atividade física intensa, escolhemos o BRENTON, 5 em intensidade. Humildade é sempre bom!
1.     Fizemos a “Caminhada do urso” (bear crawl) por 100 metros;
2.     Saltamos com os pé juntos (standing broad jump) por 100 metros, com 3 “burpees” (um mix de pulo com flexão) a cada 5 saltos.
3.     Repetimos a sequência acima 5 vezes!!!! No menor tempo possível!
Explosão, resistência, coordenação motora e mente focada… Sentimos tudo isso e mais um pouco. Mas o que é CROSSFIT, afinal?!

Febre nas academias americanas, o Crossfit tem como grande proposta o inusitado, o diferente, o elemento surpresa a cada treino. Seu método se inspirou inicialmente no treinamento de militares, mariners, policiais da SWAT, bombeiros e todo tipo de guerreiro urbano moderno conhecido.

Então já imagina subir por uma corda, carregar uma pessoa nas costas por 100 metros, se arrastar por debaixo de barreiras… Infantaria ROCKS!!! Os 300 exercícios diferentes que compõem o arsenal do Crossfit vem da ginástica olímpica, levantamento de peso e atletismo.
As séries de exercícios podem ser ajustadas a todo condicionamento físico e buscam desenvolver da melhor maneira, as habilidades do corpo como:

  • resistência cardio-respiratória;
  • resistência muscular;
  • força;
  • flexibilidade;
  • potência;
  • velocidade;
  • coordenação;
  • agilidade;
  • equilíbrio
  •  e precisão;

Pra entender tudo isso foi interessante experimentar, sem ter tanta teoria em mente para não julgar.
O aspecto lúdico do bear crawl, por exemplo, desaparece rapidamente depois de 100 metros devido a resistência que exige de braços e pernas. Temos muitas habilidades físicas que não exploramos no cotidiano das academias.
Conjugar um treino de Crossfit com atividades físicas normais pode trazer um nova possibilidade de adaptação aos treinos rotineiros na musculação.
Os exercícios do CROSSFIT exigem diferentes recrutamentos de fibras e, com estímulo novo, tiramos os músculos da zona de conforto.
É fato  ganhar um gás extra para por mais 10 Kg naquele supino estagnado. Ou aquele giro mais forte na bike no cicle indoor. Caloria extra queimada, fato!
O CROSSFIT não propõe que sejamos 100% nas 10 valências (habilidades) físicas. Mas pelo menos 80% na maioria delas. Tal diversidade de esforço resulta num condicionamento físico acima da média. Ou seja, é qualidade de vida acima da média também.
E véi! Vamos combinar! É campeão ter supercondicionamento físico.  Acima, se liga no shape dos freaks de crossfit!
Saiba mais sobre as aulas de CROSSFIT:
Professor Andrei Britto
email: djandreibr@hotmail.com
www.crossfitleblon.com.br
www.facebook.com/crossfitleblon
Bjaço do Ed!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.