A linda Liv, do famoso blog Treino, nutrição e beleza, nos cedeu esse artigo! Uma honra tê-la no Toda em Forma.
A Liv é uma grande mulher! Dedicada, disciplinada, trabalhadora, e ainda uma simpatia! Obrigada, Liv!
Equipe Toda em Forma
Preciso perder 10 kilos, qual maneira mais rápida?
O que tomo para ter resultado rápido, afinal de contas tenho que colocar biquíni no final de semana!
Minha formatura se aproxima e o vestido está apertado, faço dieta da fruta?
Dieta da fruta, da proteína, da Princesa Kate, da lua, bla bla bla…
Cada mês que entra, dezenas de revistas lotam as bancas com promessas de dieta que secam 5 kilos em 10 dias, sucos que eliminam 3 kilos em 1 semana, rasgam abdomen com sopa milagrosa, tonificam os músculos comendo o que quiser e APENAS cortando o jantar.
Promessas essas que em sua maioria NÃO podem ser cumpridas e muito menos mantidas, porém, ainda assim vendem por conta do problema da atualidade entre as mulheres (e homens também em menor parte acredito)…
… ANSIEDADE!!!
Imediatismo. Todo mundo quer tudo para ontem.
Querem sumir com o excesso de peso em 1 dia, 1 semana, 1 mês, não, não mais que 1 mês!!!
Sinto dizer, mas não é assim que funciona! Mas a revista promete!!!
Bom, de duas, uma.
Os kilos perdidos voltarão assim que a dieta sugerida for abandonada no tão famoso “efeito sanfona”, conhecido e experimentado pela maioria dos mortais ou ainda, os kilos perdidos foram em maior parte de massa magra e recuperar essa musculatura será uma tarefa de mais paciência e muita dedicação.
E tudo isso porque a ansiedade toma conta da população que está acostumada a ter tudo para agora no click de seu iPad e no máximo até ás 10 da manhã pelo Sedex 10, não é?
As perguntas a serem feitas antes de começar o plano alimentar e plano de treino deveriam ser:
Em quanto tempo adquiri o peso atual?
Qual o meu objetivo?
Em quanto tempo consigo eliminar o peso e alcançar meu objetivo?
Estabeleça metas REAIS! Procure seu nutricionista e desenvolvam um plano que seja possível de ser seguido. Metas e obejtivos drásticos em busca de um resultado a muito curto prazo fazem muitas pessoas desistirem do plano inicial por conta da óbvia decepção ao não alcançar tal meta nesse curto prazo.
Muitas pessoas dizem estar fazendo a dieta a risca, treinando bem porém não estão vendo resultado algum.
Mas dizem isso depois de 1 semana de treino e dieta!!!
Pois bem, o processo de adaptação do corpo humano varia de pessoa para pessoa.
Alguns podem evoluir mais rapidamente que outros, mas TODOS vão levar tempo para se adaptar e acreditem, 1 semana que não é!
A ansiedade em sendo vilã oculta de tantas pessoas na luta em busca do corpo desejado.
Controlar nossa cabeça, nossos pensamentos, nosso estado de espírito é uma tarefa que exige atenção, dedicação e muita importância.
Por não ter noção disso, muitas vezes não percebemos onde estamos errando.
Mas quão ruim pode ser a ansiedade?
MUITO!!!
Mesmo não tendo característica patológica e podendo variar os níveis mais ou menos agudos, quando entramos em estado de ansiedade, sentimos aquele sentimento de nó na garganta, frio na barriga, inquietude, aceleração da frequência cardíaca, entre outros sintomas desagradáveis, que faz com que nosso corpo entre em estado de estresse!!!
Estando em estresse o corpo libera através da parte superior da glândula supra-renal uma quantidade excessiva de CORTISOL.
Para os que não sabem uma das principais ações do Cortisol é a quebra de proteínas no processo de catabolismo, ou seja, comer a massa magra que tantos nos dedicamos para conquistar durante os treinos!!!
Além de inibir formação óssea e síntese de colágeno, diminuir a reação do sistema de imunidade, promover retenção hídrica, entre outros.
Claro que o cortisol é importante e faz parte dos processos do corpo humano, mas funcionando de uma forma natural.
Uma pessoa muito ansiosa tende a se prejudicar com esse processo.
Saber que podemos controlar a ansiedade e principalmente, identificá-la, acredito ser uma dica muito válida!
Tentem sempre ter esse pensamento, parar para refletir e se perguntar “Como estou me sentindo agora?”.
Tentar mudar o foco, abstrair o que incomoda, resolver nossos problemas priorizando nosso bem estar, entrar em harmonia consigo mesmo, respeitar o tempo de construção muscular, respeitar os limites do seu corpo e trabalhar no nossa linha de pensamento!!!
Coisas que diante da correria do dia a dia, problemas do decorrer da vida, trabalho, filhos, contas, etc pode parecer uma tarefa difícil, mas realmente vale a pena e depende apenas de nós!!!
Ninguém é obrigado a ser feliz 100% do tempo e isso chega a parecer estranho, porém fazer as pazes consigo a cada novo dia pode melhorar E MUITO a qualidade de vida de todos!!!
Os objetivos serão conquistados, as metas alcançadas, a busca pelo corpo que te agrada é possível, tenha paciência, persistência e tranquilidade para aceitar cada fase desse estilo de vida!!!
Não engordei quase 15 kilos em 1 mês foram 3 anos, estou a quase 2 anos evoluindo sem parar e que assim seja para o resto de nossas vidas!!!
FELICIDADE, leve consigo TODOS OS DIAS e VIVA MELHOR!!!
Liv