6 Erros mais comuns em dietas

Muitas vezes achamos que estamos arrasando na dieta mas não vemos resultados na balança? Você pode estar fazendo errado e nem estar sabendo! Confira aqui quais são os erros mais cometidos em dietas e elimine de uma vez por todas os falsos amigos de sua dieta!

‘Inimigo oculto’

Grande parte das pessoas que fazem dieta acabam errando em algumas de suas escolhas alimentares. A cada mensagem ou e-mail que recebo pedindo para eu dizer o que ‘acho’ do cardápio do qual estão seguindo, vejo o porquê de tanta gente frustrada com seus resultados… Infelizmente nem todo mundo tem condição de pagar um bom nutricionista ou consultor para chegar a seus objetivos, e acabam ‘pescando’ alguns exemplos daqui, dicas dali… E acreditam que por estarem consumindo produtos considerados lights ou naturais, estão liberadas a ingerir grandes quantidades dos mesmos, sem imaginar o quanto esses produtos são ‘sabotadores ocultos’ que em sua grande maioria estão carregados com gorduras, conservantes e calorias escondidas.

Segue abaixo lista com breves comentários de alguns desses alimentos que estão presente na maioria dos cardápios que me foram apresentados.

Os alimentos estarão em ordem alfabética e não em ranking de prioridade de qual seria o ‘pior’ ou o ‘menos ruim’…

Álcool – Bebidas alcoólicas podem reduzir o seu nível de testosterona, aumentando assim os hormônios sexuais femininos, algo que é suficiente para aumentar a retenção de líquidos e gordura corporal, fazendo com que seu corpo venha a assumir uma distribuição mais feminina, acrescentando gordura nos quadris e coxas (entende agora porque aquele teu amigo gordinho quando ta sem camisa tem seios maiores do que daquela tua amiga que não tem silicone?), fora o alto nível calórico junto com o consumo do álcool, vem o famoso “tira-gosto”, que geralmente são aperitivos engordurados, frituras, etc… Uma seqüencia absurda de erros cometidos que acabam comprometendo o bom funcionamento do organismo, a saúde e a obtenção de resultados almejados.

Alimentos com teor de gordura reduzido (diet/light) – Uma versão reduzida de gordura parece ser uma ótima idéia, mas a gordura que é removida é substituída com condimentos e conservantes, sem redução de calorias. Dependendo do alimento, nem sempre é a escolha mais saudável.

Barras de cereais – Sempre com a promessa de ser um ótimo substituto de refeição ou apropriada para o consumo anterior a atividade física, na verdade em sua grande maioria são ricas em açúcar e gordura saturada, uma das maiores ‘sabotadoras’ que conheço, como se fosse uma forma de se entupir de porcarias sem pesar muito a consciência. Certifique-se de ler os rótulos para evitar começar o seu dia com um complemento para sua barriga!

Chicletes sem açúcar – Chicletes sem açúcar contém adoçantes artificiais que podem atuar como açúcares simples quando consumidos em excesso, e adoçantes sintéticos como o álcool SORBITOL podem atrapalhar a digestão (gerando dilatação abdominal pela formação de gases) e a redução da gordura.

Granola – Todas aquelas coisas maravilhosas e aparentemente saudáveis juntas deve ser bom para você, certo? Errado. Granola contém cerca de 350 calorias e 12 gramas de gordura por 3 / 4 xícara – além de uma tonelada de açúcar. Quando optar por usá-la, opte por as que possuam baixo teor de gordura ou de baixo teor de açúcar para fazer seu lanche.

Sucos de frutas – O açúcar das frutas pode ser natural, mas não é por isso que está “liberado” para todos e em todas as quantidades como muita gente pensa. Se você tem um monte de frutose na dieta, ela só tem um lugar para ir: seu fígado. Se os níveis de glicogênio no fígado estão cheios, todo esse excesso de frutose é transformado em gordura! Como o seu fígado não quer armazenar essa nova gordura, ela é transportada para outras partes do corpo, como a sua barriga ou cintura.

Bom pessoal é isso, como sempre digo e sempre irei dizer, ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL é uma coisa, outra é ALIMENTAÇÃO VOLTADA A RESULTADOS E PERFORMANCE, tudo irá depender de fatores individuais, tais como: objetivo, hábitos alimentares, etc. A individualidade biológica deve sempre ser respeitada, para isso um acompanhamento individualizado com um profissional devidamente habilitado sempre se faz necessário.

Tenham todos uma ótima semana!

MANOEL JUNIOR
contato_manoeljr@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.