De origem indiana, a Ghee ou Manteiga Clarificada, nada mais é do que a manteiga sem sua lactose e a água, sobrando somente a gordura da manteiga.
Embora seja inteiramente preparada com manteiga, suas propriedades, de acordo com Ayurveda, diferem muito da manteiga em si. O ghee é a fonte tradicional de lipídios na alimentação indiana.
Em muitos casos, é recomendado usar Ghee na dieta (se você tem problema de colesterol, consulte seu médico antes de usar Ghee). Ghee é um dos óleos de cozimento indicados para o preparo dos alimentos.
Assim, como o azeite de oliva, o de côco, o de dendê, a canola entre outros.
O ghee conserva-se por muito mais tempo do que a manteiga comum, porque as bactérias podem atacar as proteínas, mas não o óleo puro.
Ela pode ficar rançosa, mas, o ranço é apenas um sabor azedo, e não contaminação por bactérias. O seu ponto de fumaça é o mais baixo entre todos os óleos, entre 120 e 150º.
Dessa forma, ele não é adequado para a fritura por imersão (180 a 190º.), sendo mais recomendado utilizá-lo para saltear rapidamente os vegetais ao adicioná-lo ao final das preparações.
Como preparar
Para você mesmo preparar o Ghee , use a receita a seguir.
Se não puder preparar você pode comprar Ghee no Brasil sob o nome de manteiga de garrafa!
Pois a manteiga de garrafa tradicional do Nordeste, de alguns estados como Piauí, Ceará e outros é a mesma coisa que Ghee! É o Brasil com suas influências remotas da Índia. 😉
- Coloque de 0,5 a 2,0 Kg de manteiga sem sal (cortada em pedaços) numa tigela inoxidável funda ou do tipo pirex de vidro (que vá ao fogo) e leve ao fogo baixíssimo. Não utilize alumínio. Cuide para que a manteiga não queime ou resseque enquanto estiver derretendo.
- Nos próximos 30/40 minutos a água vai desaparecer (aproximadamente 20% da manteiga é composta de água).
- A manteiga irá derreter e começará a formar uma espuma na parte superior. Tire a panela do fogo e com a ajuda de uma colher (ou espumadeira), retire a espuma (“borra”) após o derretimento completo da manteiga. Continue alternando esse processo de retirada da espuma (com o fogo aceso sempre no mínimo ou desligado).
- Esteja atento para remover a panela do fogo assim que a “borra” tornar-se marrom no fundo da panela (senão o Ghee pode se queimar). Neste momento, você pode notar que o Ghee cheira a pipoca e também notará pequenas bolhas no Ghee subindo do fundo da panela.
- Retire a panela do fogo. Retire a borra de cima do Ghee . Pode retirar com uma colher grande ou espumadeira, com muito cuidado para não misturar essa borra com a manteiga clarificada que está abaixo. Agora, coe o depósito do Ghee enquanto estiver quente, despejando-o numa tigela inoxidável ou tipo pirex. Para coar, use um tecido de algodão sobre um coador inoxidável. Você está coando para que a borra do fundo não entre no recipiente de guardar o Ghee . A borra do fundo é para ser dispensada pois é ela que contém as impurezas da manteiga. Nesse momento ele estará muito quente, por isto deve-se ter muito cuidado.
- Passe novamente o líquido para a panela, deixe no fogo mínimo por mais alguns minutos e retire os resíduos finais (sempre tomando cuidado para não queimar, especialmente eventuais resíduos no fundo). Após o processo você terá um líquido dourado, claro, que é o Ghee.
- O Ghee pode ser guardado em temperatura ambiente ou em geladeira em potes de vidro (pode ser os de conserva). Mais tarde, se o Ghee tornar-se sólido ao esfriar, aqueça-o levemente e ele voltará a ficar líquido. Depois de frio, o ghee deve ser guardado em recipiente fechado em lugar fresco, para que se conserve por muitos meses.
Observação: Deve-se sempre tomar cuidado ao manusear líquidos quentes. Não deixe o Ghee ferver!
Validade: 4 meses fora da geladeira (se houver formação de fungos, não deve ser consumido).
Olá, ficou uma dúvida. Quando você diz: “Esteja atento para remover a panela do fogo assim que a “borra” tornar-se marrom no fundo da panela (senão o Ghee pode se queimar). Neste momento, você pode notar que o Ghee cheira a pipoca e também notará pequenas bolhas no Ghee subindo do fundo da panela.” Quando o Ghee cheira a pipoca significa uma característica de que está na hora de tirar, ou de que passou do ponto e queimou? Grata pela atenção e pela explicação!
Tenho comprado a Manteiga Ghee e gosto muito , pois é bem leve e digestiva.
Estou pensando em confeccioná-la para meu próprio consumo .
Vou tentar …