Crie sua própria história, você é mais forte do que imagina!
A parte mais importante da nossa vida poderia ser intitulada: “o que me faz feliz”
Podemos alterar essa história de modo que um capitulo da nossa vida tenha o título “como perdi todo esse peso que desejava (e o mantive bem longe!)”.
Toda história tem um tema que a percorre, e atualmente os temas sobre comida e alimentação provavelmente são negativos. Quando converso com meus clientes com sobrepeso, os temas se repetem, será que algum deles lhe soa familiar?
– Já tentei de tudo e li um monte de livro sobre regime, mas nada funcionou. Talvez seja melhor desistir.
– Acho que meu excesso de peso é genético.
– Não sou atraente mesmo. A minha aparência é uma desgraça.
– Já estou velho demais para tentar de novo.
– O meu corpo é este. Melhor aceitar isso.
– Sei que deveria fazer exercícios, mas não entusiasmo.
– Conheço os alimentos corretos, mas não resisto a tentação e desejos.
– É tudo muito difícil.
Quando a relação entre mente e corpo é ignorada, as emoções e os pensamentos negativos tomam conta da gente.
Quando o cérebro recebe dados negativos, ele se altera em conformidade com as mensagens recebidas. O cérebro não tem pensamentos próprios. Não consegue escolher quais orientações obedecer e quais ignorar.
É a pessoa, dona da mente, quem escreve a própria historia.
O que significa ter maior controle?
Pode-se alimentar o cérebro de mensagens negativas ou positivas – a escolha é de cada um!!!
Se não estamos felizes com nosso peso, esses quilos a mais provavelmente representam algumas vivências infelizes: momentos de frustração, altos níveis de estresse, ansiedade no trabalho ou num relacionamento. Se o nosso corpo representa a nossa historia ate o presente, a forma mais natural de mudar o corpo é mudando essa historia.
O nosso corpo é o registro físico da historia que vivemos ate o momento.
Quando alguém esta acima do peso repete coisas negativas sobre si mesmo. Lembramos: quando alguém muda essas mensagens intimas, não estamos apenas falando consigo mesmo.
Esta escrevendo paginas novas do livro da vida. É essencial mudar as mensagens negativas para, em vez de reforçar comportamentos ruins, começar a reforçar os comportamentos positivos.
Quando nos sentimos insatisfeitos, não é possível nos enganar.
Mas ‘e possível reverter as mensagens negativas que nos empatam. A tristeza prospera por inércia – é fácil continuar se sentindo hoje como nos sentimos ontem. O cérebro aguenta a inércia a menos que lhe dermos algo novo para processar.
ATITUDE: REVERTER AS MENSAGENS
Vamos fazer isso. Sempre que os temas familiares enunciados por pessoas com excesso de peso vierem a mente, PARE e OBSERVE em que você esta pensando.
Em seguida, SUBSTITUA esse pensamento por outro contrario, por um antídoto positivo. Assim, você da um salto no processo de reescrever a própria historia, mudando seu corpo ao mesmo tempo.
Essa substituição por pensamentos novos é na verdade um tipo de terapia cerebral, e usa a capacidade de crenças da mente superior. O pensamento ‘e um negocio complicado, mas as convicções ganham poder ao se ligar as emoções.
As convicções das pessoas com sobrepeso podem ser marcadas com palavras carregadas de emoção: gorducho, derrotado, fracassado, preguiçoso, guloso, relaxado, glutão, feio e assim por diante.
Precisamos alterar esses termos pesados por termos novos, igualmente emocionais, mas positivos. Para se sentir bem é preciso que a mente preencha receptores específicos com mensagens químicas.
Se esses receptores ficam sobrecarregados positivamente, a comida não vai mais dar fissura- é exatamente o que acontece com os viciados em drogas, cujos receptores de dor e prazer estão tão sobrecarregados que eles precisam de doses cada vez maiores da droga para se satisfazerem. Se alguém fica comendo o dia todo, a resposta cerebral fica enfraquecida.
O equilíbrio natural entre fome e saciedade e desligado. É como jogar lenha úmida na fogueira. O combustível esta correto, mas não vai pegar fogo.