Já estou a algum tempo querendo fazer esse post pra vocês meninas, estou fazendo Pilates há 3 meses e já estou vendo os resultados! E quero compartilhar com vocês o porque de fazer Pilates!

O Pilates consiste em exercícios de alongamento que utiliza o peso do corpo para executar certos movimentos. Ele surgiu em 1920 e foi desenvolvido por Joseph Pilates. Os exercícios associam conceitos de Rolfing, Polestar, Feldenkrais, Power Yoga, Stretching, Fisioball e outras. O Pilates aplica exercícios leves, mas eficazes. Além disso são poucas repetições e ausência de desgaste físico. Ele foi desenvolvido para fortalecer, alongar e equilibrar o corpo sem causar riscos à saúde, principalmente das articulações.

BENEFÍCIOS DO PILATES

O Pilates é uma atividade física benéfica para todas as idades e promove inúmeros benefícios para a saúde em quem o pratica. Veja abaixo alguns deles:

  1. Aumenta a resistência física e mental;
  2. Melhora a coordenação motora;
  3.  Promove a saúde das articulações;
  4. Alivia dores musculares;
  5. Ajuda a melhorar a respiração e a flexibilidade;
  6. Previne contra a osteoporose;
  7. Promove relaxamento, o bem-estar e eleva a autoestima;
  8. Elimina toxinas e facilita a drenagem linfática;
  9. Melhora a postura e a resistência muscular;
  10. Expande a consciência corporal;
  11.  Ajuda no controle de peso;
  12. Fortalece os músculos abdominais;
  13. Pilates emagrece, tonifica e modela o corpo, além de melhorar a postura.

 

CUIDADOS AO PRATICAR PILATES

O Pilates tem sido muito divulgado pela mídia, principalmente pelos seus benefícios. A procura por profissionais e academias de ginásticas aumenta a cada dia, porém, alguns cuidados devem ser observados para que o Pilates não traga prejuízos para o organismo. Um desses cuidados é verificar se o estabelecimento possui a estrutura adequada, turmas pequenas e principalmente verificar se o profissional responsável pelos exercícios é devidamente habilitado.

ROUPAS PARA PILATES

Meninas, qualquer exercício físico exige o uso de roupas que garantam o conforto e que permitam a livre movimentação do corpo. A escolha da roupa certa durante para a prática de Pilates pode fazer toda a diferença no seu desempenho.

Evite os tecidos quentes demais e que provoquem traspiração excessiva. Suar mais não vai fazer você emagrecer, só vai deixá-la desitdratada. O recomendado são as roupas frescas e leves, justas ao corpo e feitas com tecidos macios, de preferência que tenham em sua composição a tecnologia Dry Fit.

Recomendações: Abuse dos macacões fitness, combine uma calça legging com regata justa ou top, short justo, blusinhas justas ou camisetas estilo dry fit. Proibido usar acessórios, como joias, anéis, pulseiras ou relógios. Além de impedirem o movimento ainda podem te machucar. E não esqueça de prender o cabelo!

Veja algumas sugestões de look Pilates!

Os macacões fitness são perfeitos para praticar pilates. Eles são seguros e proporcionam muito conforto. Além de estilosos e lindos. Você pode usar uma regatinha por cima, ou mesmo um blusão descolado para chegar e sair do estúdio.

Veja nossas opções de macacão fitness aqui!

A combinação de calça legging com body também é muito recomendada. Uma vez que são peças justas e confortáveis. Além disso, você pode combinar vários looks diferentes. E o body feminino ainda é uma peça super versátil, que hoje em dia é utilizado em qualquer ocasião.

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Evite:  Roupas largas (ex. calça bailarina e camiseta larga), esse tipo de roupa dificulta o trabalho do professo, pois o impede que ele analise o seu alinhamento do corpo e corrija os erros. E tem mais! Pode acabar prendendo em algum equipamento, o que pode apresentar risco de acidentes.

QUEM PODE PRATICAR PILATES

O Pilates é recomendado para pessoas de todas as idades. Nos jovens ele ajuda no crescimento, fazendo com que a postura não sofra grandes prejuízos. Sendo assim, evita cifoses e escolioses que são muito comuns nessa idade. O Pilates também é recomendado para as gestantes, mas o médico deve liberar os exercícios. Os idosos também podem fazer Pilates e os benefícios da atividade são muito importantes para a promoção da qualidade de vida desses idosos, além de prevenir a osteoporose, proteger a estrutura óssea e aliviar dores nas articulações.

Pilates Exercise

ATIVIDADE É FÁCIL E PREZA QUALIDADE

Normalmente, quando as pessoas estão empolgadas para iniciar novos hábitos em prol de um corpo em forma, podem não estar preparadas fisicamente para realizar uma atividade.

O despreparo as leva rapidamente à exaustão, acarretando desmotivação ou sensação de incapacidade.

Com o Pilates não existe este risco, já que os movimentos são realizados de forma fluente, com muita calma e poucas repetições.

A eficiência do Pilates está na qualidade e não na quantidade, desta forma o praticante não cansa facilmente e consegue grandes resultados.

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O Pilates pode ser feito no chão ou em aparelhos. Para alcançar os objetivos ambas modalidades podem ser utilizadas.

O importante é que qualquer atividade do Pilates trabalha a musculatura de dentro para fora, o que significa que os músculos mais internas serão trabalhados e o corpo estará mais forte e manterá este tônus por mais tempo.

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A maioria dos exercícios é feita na horizontal (deitado), seja no aparelho ou em solo.

A diferença é que as aulas com aparelho costumam ser individuais, onde as molas dos aparelhos adaptam os movimentos a cada corpo, sendo então indispensável para quem já tem alguma lesão ou alteração postural.

Nesta prática o aluno tem total supervisão do profissional. Já quando é realizado no solo, o Pilates pode ser feito em grupo, e lembra muito o yoga, pois trabalha com exercícios de equilíbrio, respiração, fortalecimento e alongamento.

Tudo isso é realizado tendo como base uma boa concentração. Portanto, a escolha só dependerá do gosto de cada um por cada forma de exercício.

Seja no solo ou no aparelho, os resultados alcançados no Pilates serão os mesmos.

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Com todos estes benefícios que o Pilates oferece, é possível alcançar um corpo malhado, músculos fortes, boa postura, barriga definida e sequinha, melhor capacidade da respiração e melhor tolerância à correria da rotina. Ou seja, todos os benefícios que você precisa para alcançar uma ótima qualidade de vida.

COMO PRATICAR

Para obter bons resultados é aconselhável praticar o Pilates de duas a três vezes por semana, eu faço 5 vezes na semana, já que tenho problemas na lombar e joelho.

O corpo costuma responder muito rápido à atividade, mas o tempo para alcançar a forma física desejada varia de individuo para indivíduo, de acordo com seu biotipo e metabolismo de cada um.

Mas quando comparado com as demais modalidades esportivas e atividades físicas o Pilates se destaca pela qualidade de seus movimentos e garantia da segurança do corpo e eficácia em cada exercício.

As modificações no corpo são facilmente perceptíveis, deixando todos seus praticantes bem satisfeitos.

Por experiencia própria, os resultados estão sendo muito satisfatórios. Combinando uma dieta de 1.200 cal por dia, já obtive resultados em apenas 3 meses de Pilates.

Minha cintura está bem definida, estou com mais força no abdômen, pernas e braços, além de melhorar em 100% minha postura no dia a dia.

Vale lembrar que o Pilates é um esporte terapêutico, portanto todos os movimentos trabalhados nesta modalidade dispensam contraindicação.

O exercício é adaptado pelo profissional para cada pessoa, seja ela atleta, idoso, mulher grávida ou até mesmo portador de alguma deficiência física. Tudo no Pilates é naturalmente adaptável.

Portanto, se o seu desejo é entrar em forma, não há mais desculpas para adiar os planos.

O Pilates trará um resultado rápido, de forma segura e gostosa. E é por tudo isso que a modalidade vem se tornando uma atividade física tão querida para quem busca uma opção de vida mais saudável.

PILATES E FAMOSOS

O Pilates vem ganhando mais adeptos a cada dia e entre ele estão às celebridades. Duas delas são a Madonna e Luiza Brunet, um ideal de beleza para muitas mulheres e ambas já passarão dos 48 anos, mas conseguem  manter o corpo informa com a pratica do Pilates.

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Resumindo,

O Pilates é uma boa opção para deixar seu corpo em forma, praticando 3 vezes por semana você já consegue ter um bom resultado.

Para melhorar o resultado algumas combine Pilates com outras atividades físicas como corrida, bike e natação.

Eu faço corrida e alterno com musculação! Agora que você sabe que Pilates não só ajuda na qualidade de vida mas também emagrece, não deixe de pratica-lo. Tenho certeza de que vocês não irão se arrepender! 😉

Beijos Meninas!
Camila Thomazellil

18 comentários “Pilates e Seus Benefícios Para o Corpo

  1. Tânia Pereira disse:

    Meu ortopedista recomendou que eu fizesse Pilates, pois tenho 2 hérnias de disco e estou com osteopenia. Pretendo começar o mais rápido possível, ainda mais depois de ler a reportagem e os comentários.

  2. Maria da Penha Castro Silva disse:

    olá

    Olá Raquel! iniciei ontem o pilates a pedido do meu médico,adorei foi o melhor tratamento de coluna que já fiz, tenho artrose lombar e hernia de discos desde jovem. Inacreditável sair de lá sentindo-me leve, pois há longo tempo sinto o meu corpo desconfortável dolorido e cansada.Acho que agora acertei. E vc é ótima e estou mt contente. Obrigada por nos ajudar.

    a

  3. Rita dos Santos Silva disse:

    Penso em fazer Pilates por sentir muitas dores devido a tendinite e tbm bico de papagaio.. Sinto desconforto para fazer muitas coisas… Além disso estou com uma barriguinha bem saliente.. Fico resistindo, por achar q não vou tendo resistência para realizar esses exercícios… Mas agora com esses esclarecimentos, estou determinada a praticar o Pilates… Espero que minhas expectativas sejam alcançadas

  4. Léia Ferreira disse:

    Estou xonada por tudo que li a respeito do Pilates😍estava em dúvida se realmente emagrecia ,mas vejo q vai além de emagrecer é muita muita qualidade de vida em um só exercício físico..partiu fazer Pilates😉e obrigada pelo esclarecimento.😘

  5. Vanessa disse:

    Adorei o post …principalmente com a dica do que vestir …irei hj fazer aulas pela primeira vez …compartilhando com vcs …vim morar em outra cidade e foi difícil arrumar emprego …mas como meu marido quer um filho deixei de lado …só q parada em casa sem trabalha engordei 12 ou 13 kilos …antes 52 ou 53 nessa faixa …hj em dia estou com 65 ou 66 nessa faixa …pretendo emagrecer …ficar na casa dos 55 pois tenho 1,56 de altura 😛 …rsrs …mas nao apenas emagrecer como adquirir postura …tenho ombros caídos (corcunda) …ter mais disposição. ..melhor qualidade de vida …pra futuramente poder engravidar …Então irei iniciar …daqui 3 meses volto pra contar a vcs como estou …bjss meninas …boa sorte …

  6. Rosilene disse:

    Boa tarde! Muitas explicações valiosas e importantes para quem deseja praticar Pilates, mais ainda tinha dúvida. Tenho problemas com a baixa alto-estima, outro problema psicologico que estou em fase de descobrir e muito insatiafeita com meu corpo e aparência fisica no geral. E tenho outro problema odeio atividade física. Tem jeito para mim?

    • Sol Vix disse:

      Eu também odeio academia , tive quadro de depressão e engordei 5 kg nos últimos meses . Comecei a fazer pilates a 1 mês, 2 x na semana, estou amando ? Nunca imaginei que eu fosse me apaixonar por pilates, e sou resistente a tudo quanto é atividade física, experimente fazer , vai gostar

  7. Pingback: Pilates, 6 razões para você praticar já!

  8. Lucilene Nunes disse:

    Tenho hernia de disco, consultei tres medicos e terei que fazer cirurgia posso fazer pilates ou primeiro tenho que consultar meu medico? Não tenho dor no momento.

    Obrigada Lucilene

  9. maria de fatima disse:

    Olá! Adorei a explicação só que sinto muitas dores na lombar e cervical. Devo realizar algum tipo de exame antes de começar? E to com a auto estima mt baixa por conta do meu corpo, nunca malhei mas tinha um corpo mt bonito e de 3 anos pra cá meu marido diz que estou horrível que tenho que me cuida pos estou sem nem um atrativo e isso ta me deixando mas feia. Será que alcançarei um resultado rápido quando eu começar? Já to com 44 anos e tenho medo de ñ conseguir me responda pfv. Quero ficar bem preciso desculpe pelo desabafo.

    • Raquel disse:

      Olá Fátima, tudo bem?

      Fico feliz que você tenha gostado do nosso post, estamos aqui para isso. Com relação às suas dores, o ideal é que você procure um ortopedista antes de começar quaisquer atividades, ele saberá o que são essas dores e te indicará o melhor caminho.

      Com relação à sua alto-estima, o melhor caminho para buscar força nessa trilha é se conhecer e amar mais. Pessoas que amamos às vezes falam coisas ruins para nós, e mesmo sendo difícil lidar com isso, pense que antes de alguém amar você, você tem que ser amar. Resultados rápidos vão embora rápido, então foque em seus objetivos e siga na luta. Se você puder, consulte um nutricionista para que ele possa ajustar uma dieta ideal para seus objetivos e metas. Caso você não possa, lembre-se de fazer escolher mais saudáveis como substituir o arroz e pão comum pelo integral, ingerir mais verduras, legumes e frutas em sua dieta e praticar exercícios físicos regularmente.

      Fique tranquila pois tudo é possível, desde que você esteja com vontade de conseguir, ok?
      Fique bem!
      Beijos.

  10. Juliana disse:

    Adorei as explicações, que bom que colocou de 2 a 3 vezes pois estava em dúvida na quantidade a fazer.. Obrigada!!

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