Olá meninas, tudo certinho com vocês!!? Frequentemente, recebo e-mails perguntando sobre a utilidade e diferença dos pincéis de maquiagem e resolvi de uma vez por todas desvendar esse “mistério”!!
Então simbora, e vamos aprender mais sobre pincéis de maquiagem!! 🙂
Fazer sua maquiagem pode ser simples e com as ferramentas certas ela pode ficar com ares profissionais.
Além de saber quais produtos serão usados em seu rosto, é importante entender que existem várias formas de aplicar cada um desses produtos.
Usar esponjas, cotonetes e até os dedos para passar a maquiagem é uma opção, mas a finalização costuma ficar por conta dos pincéis.
O uso dos pincéis de maquiagem garantem uma textura mais aveludada e uniforme à pele, além de um acabamento mais adequado nos sombreados e na precisão da execução dos traços.
PELE
Pincel para base
Como é: Tem formato chato e fino para espalhar por igual tanto a base cremosa quanto a líquida.
Como usar: O pincel para aplicação de base deve ser de largura média e ponta arredondada.
Deve ser de cerdas sintéticas, para homogeneizar a distribuição do produto na pele. O ideal é dividir o rosto em três partes e, com o pincel, espalhar a base.
É muito importante uniformizar o pescoço, colo e orelhas somente com o produto que restar no pincel.
Pincel para corretivo
Como é: achatado, fino e menor do que o pincel de base. Quadradinho ou com as extremidades estreitas, ajuda a camuflar olheiras com precisão.
Como usar: passe corretivo nas olheiras, abas do nariz, em volta da boca e no arco da sobrancelha. Dê leves batidinhas com o pincel até deixar uma camada fina do produto – assim seu rosto não vai ficar com manchas desiguais do produto.
Pincel para pó
Como é: deve ter muitos pelos e ser redondo para poder cobrir de uma só vez as áreas maiores do rosto. Os compactos, com cabo pequeno, facilitam a aplicação do produto no pescoço e colo. Opte por modelos macios, com muitos pelos e com a ponta arredondada.
Como usar: Geralmente, é o mais cheio entre os pincéis. Opte por modelos macios, com muitos pelos e com a ponta arredondada.
O produto deve ser aplicado na zona T do rosto, eliminando pontos de oleosidade. Caso queira finalizar a maquiagem passando o pó no pescoço e colo prefira um modelo com o cabo curto, pois o modelo adere ao formato da mão.
Para não errar na dose, encoste o pincel no pó, dê uma batidinha na mão ou assopre de leve para tirar o excesso.
Pincel para blush
Como é: com cerdas arredondadas ou chanfrado (este é o mais indicado para marcar as maçãs do rosto).
Como usar: A opção de tamanho médio e com a ponta arredondada deve ser usada para ressaltar as maçãs do rosto e dar um toque de cor.
Passe o pincel partindo das maçãs do rosto (dar um sorrisinho ajuda a encontrar o local certo) em direção às orelhas. Se quiser um look estilo boneca, faça movimentos circulares nas maçãs do rosto.
Para o make ficar mais natural, retire o excesso de produto do pincel com um sopro, antes de aplicar.
OLHOS
Pincel para sombra
Como é: com espuma (melhor para aplicar sombras com glitter) ou de cerdas achatadas. Há diferentes tipos de pincéis para serem usados com a sombra.
Para depositar a maquiagem, você deve usar o pincel com cerdas cheias e curtas, o modelo não deixa que o produto se espalhe e borre a maquiagem.
Para esfumar e marcar o côncavo opte pelas cerdas macias em formato oval. O pincel chanfrado pequeno é ideal para delinear sombras.
Como usar: Na hora de aplicar uma sombra escura, use as bordas do pincel para sombrear o côncavo dos olhos e suavizar o make.
Pincel para esfumar a sombra
Como é: com cerdas fofinhas e formato oval.
Como usar: faça movimentos curtos e leves de vaivém, para deixar a sombra bem natural.
Pincel para delinear pálpebra, corrigir sobrancelha e contornar linha dos cílios
Como é: tem cerdas finas e bem durinhas (é chamado de pincel chanfrado).
Como usar: para delinear, umedeça a ponta do pincel chanfrado, passe na sombra e faça um traço grosso rente aos cílios. Use a versão com cerdas cortadas na diagonal para puxar o traço de sombra para o canto externo dos olhos.
Pincel para fazer um traço bem fino na linha dos cílios e criar efeito de delineador cremoso
Como é: tem a ponta superfina e com as cerdas bem juntas.
Como usar: desenhe uma linha com lápis da mesma cor do seu delineador rente aos cílios. Depois, cubra o traço com o pincel.
BOCA
Pincel para Boca
Como é: para marcar o contorno dos lábios o ideal é utilizar um pincel com cerdas sintéticas bem finas e juntas. Já na hora de espalhar o batom, use o de cerdas mais grossas e maiores.
Como usar: passe o pincel mais fino no batom, desenhe primeiro o V no lábio superior, faça um traço no meio do contorno dos lábios inferiores e então vá contornando a linha dos lábios em direção às extremidades, em cima e embaixo.
Com o pincel mais grosso, preencha os lábios. O uso do lápis delineador para lábios também ajudam na fixação do batom. Além disso, preencher os lábios de fora para dentro facilita na hora da aplicação do batom.
Cuidados com os pincéis
Uma dica de conservação é comprar jogos de pincéis em cartelas, pois isso evitar que os itens fiquem em um estojo junto com a maquiagem e acabem amassando ou perdendo cerdas.
Outro cuidado é lavar o pincel com xampu neutro e depois aplicar um pouco de condicionador para deixar as cerdas macias.
Todos os pincéis podem ser lavados, independente do tipo das cerdas e se têm pelos naturais ou sintéticos. A secagem deve ser natural, deixando o produto em cima de uma toalha.
A limpeza dos pincéis deve ocorrer a cada 15 dias. Outra opção é usar um higienizador específico para pincéis, que limpa e retira o acúmulo de maquiagem sem danificá-los.
É isso ladies, espero que tenham gostado das dicas e principalmente, ajudado a vocês a conhecer melhor essas belezuras! Não deixem de comentar, ok?!
Beijos