7 suplementos que não podem faltar!

7 suplementos que não podem faltar

Muitas leitoras do TODA EM FORMA nos escrevem com frequência pedindo dicas de suplementação e a melhor forma de consumi-los. Atendendo à pedidos, elaboramos uma lista com os SUPLEMENTOS QUE NÃO PODEM FALTAR na sua orientação nutricional.

Na bilionária indústria de suplementos, muito se promete e muito se gasta, mas você realmente precisa de toda essa parafernália química?

Pesquisamos as diferentes categorias de suplementos disponíveis no mercado e selecionamos uma lista do que consideramos os mais essenciais. Levamos em consideração sua necessidade x custo benefício.

Antes da listinha, vamos deixar uma coisa bem clara:

ESSE ARTIGO NÃO RECOMENDA A AUTO-SUPLEMENTAÇÃO!!! Estabelecer quantidades ou momentos para consumo dos produtos devem ser avaliados POR UM NUTRICIONISTA. O profissional irá adequar o uso às suas necessidades, dentro dos seus horários de atividade e sempre considerando a sua individualidade.

Outro ponto muito importante: para suplementar é necessário planejamento porque alguns tipos de nutrientes COMPETEM entre si na digestão. Um profissional competente, como nosso nutricionista Bruno Brown, saberá especificar a melhor forma de consumir os suplementos, potencializando seus efeitos e evitando disperdício!

Se liga na listinha campeã:

WHEY PROTEIN

O manjado whey protein é o suplemento TEM QUE TER na sua dispensa. Afinal se você quer músculos grandes e definidos então, de alguma forma, você precisará ter matéria prima para construí-los. WP é a proteína derivada soro do leite, com alto valor biológico e de absorção rápida. Os termos mais comuns que a indústria associa ao WP são ISOLADO, IONIZADO ou HIDROLISADO e são relativos a pureza da proteína e rapidez de absorção. Quanto mais termos, mais caro fica seu WP!!!

O WP pode ser consumido pela manhã, logo ao acordar, também no pré-treino ou antes de dormir, de acordo com orientação nutricionalestabelecida para o atleta. Estrategicamente, o WP é normalmente consumido no pós-treino para evitar o processo catabólico. Ou seja, evitar a “quebra” das proteínas do tecido muscular para obtenção de energia.

Para otimizar o uso do WP recomenda-se utilizá-lo com um carbohidrato de alto-índice glicêmico. No bom português, um carbo simples de rápida absorção, tal como mel ou malto dextrose. Isso facilitará a entrada de proteínas nas células porencializando o processo anabólico, que é a formação (síntese) das proteínas para construção das fibras musculares.

MALTO DEXTRINA

A malto é um tipo carbohidratos de alto índice glicêmico, ou seja, que tem a propriedade de elevar rapidamente os níveis de insulina do corpo. Simples e resumidamente, é no pico de insulina que os nutrientes entram nas células musculares para que elas se desenvolvam!

DEFINA SUCESSO: Whey protein+malto dextrose = músculos maiores

CASEÍNA

É uma proteína de absorção mais lenta. O que se ganha com isso é a liberação de aminoácidos por um tempo maior, ajudando a evitar o catabolismo e contribuindo pro anabolismo.

A caseína é normalmente usada antes de dormir. A estratégia é manter o corpo nutrido em pelo menos 7 horas, onde nenhuma refeição será feita.

Bom, né? Mas a caseína é para as ricas. Se tiver sobrando, compre!!!

GLUTAMINA

Mais um suplemento para ajudar a evitar o catabolismo. Depois de tanto esforço e disciplina para alcançar o shape desejado, todo cuidado é necessário para não se perder uma grama que seja! Ainda, a glutamina tem outras propriedades interessantes como o fortalecimento do sistema imunológico e aumento da liberação do GH, segundo pesquisas recentes.

Seu uso normalmente é na parte da manhã, com shakes de frutas, ou na seia antes de dormir. Atletas que treinam intensamente costumam consumir glutamina antes, durante e pós-treino.

ZMA

Comprovado cientificamente, essa combinação tem efeito pró-hormonal estimulante de testosterona. Se você ainda não sabe, a testosterona é o hormônio que intensifica a síntese de proteínas no processo anabólico, desenvolvendo seus músculos.

Melhor consumido antes de dormir.

BCAA

São 3 aminoácidos essenciais (leucina, isoleucina e valina) combinados de forma bombástica para evitar o catabolismo. Sua aplicação em especial, tem a função de acelerar a síntese de proteínas por ação intensa da leucina. Interessante, mas deixemos esse papo nerd para nosso nutricionista, Bruno Brow, em seus artigos especiais.

O BCAA é comumente usado antes e depois dos treinos.

POLIVITAMÍNICO

A construção dos músculos depende da ingestão correta de de todas as vitaminas e minerais. Para garantir que eles estejam sendo ingeridos corretamente, nada melhor que um polivitamínico.

Um CENTRUM cabe no bolso de todo mundo. Se você for rica, experimente o PHARMATON!

Um bom momento para se usar polivitamínicos é em jejum pela manhã, pelo menos 20 minutos antes do café da manhã. Atletas de alta performance, costumam usar polivitamínicos também no pós-treino.

1 comentário para “7 suplementos que não podem faltar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.