Dicas para não engordar no inverno

Confira aqui com a Toda em Forma dicas para não engordar no inverno!


Dani Tâmega

O inverno é mesmo tentador! Além do friozinho, ótimo para dormir, tem as comidas típicas da estação, como fondues,  chocolates quentes, queijos com um bom vinho, que aquece o corpo, mas, se não tiver um pouco de cautela, pode acabar colocando por água abaixo o sonho de chegar linda e sarada no próximo verão.

O frio faz com que haja uma aceleração na queima de gordura para produzir calor, por esse motivo ficamos mais propícios a comer além da conta e ganhar uns quilinhos a mais.

E, como no inverno, a preguiça para se exercitar é maior, o risco de ganhar, sem perceber, alguns “pneuzinhos” a mais nesta temporada é muito grande.

É normal engordar no inverno?

É comum e não normal. Como a temperatura é menor, nosso corpo gasta mais calorias e isso eleva nosso apetite, fazendo com que comemos mais, sentindo além de fome, vontade de comer.

E é aí que mora o perigo! Por isso, selecionamos algumas dicas valiosas para quem quer saborear as delícias de invernos sem cair no arrependimento quando a primavera achegar.

--> Bebidas quentinhas

O café tem um teor calórico baixíssimo. Tome café, mas com leite desnatado e adoçante de stevia, açúcar de merara ou xaropedeagave, que são ótimos e saudáveis substitutos do açúcar refinado.

Beba mais chás, pois além de aquecer possuem propriedades antioxidantes, diuréticas e podem controlar a vontade de atacar os alimentos mais gordurosos.

Tomando chás, além de conseguirmos os efeitos de hidratação, podemos potencializar os benefícios com as propriedades específicas de cada planta e, ainda, ajudar o metabolismo no processo de desintoxicação.

--> Sopas que aquecem

As sopas sem creme de leite também são uma boa opção, principalmente as de legumes, feitas fresquinhas. Tome cuidado com as sopas prontas, pois elas têm uma quantidade altíssima de sódio – que em excesso provoca retenção de líquidos, inchaço

--> Alô, chocólatras!

Chocolate dietético não resolve nada, pois tem a mesma ou até uma quantidade maior de gordura comparado ao chocolate normal. Uma saída para os apaixonados pelo chocolate é substituir pelo Alfarroba ou o chocolate meio amargo e amago, estes dois possuem maior quantidade de cacau e menos gordura que ao leite

-> Coma de 3 em 3 horas

Nunca pule refeições e jamais fique sem comer por mais que 4 horas. Fazendo essa loucura (que não emagrece), você não perde gordura, perde massa muscular magra e deixa seu metabolismo muito lento, favorecendo assim o acúmulo de gordura. Faça, no mínimo, 5 refeições ao dia e de 3 em 3 horas, dessa forma, você não chega no almoço com fome de leão querendo devorar tudo!

--> Lanchinhos fora de hora

Não é fácil resistir a um docinho entre as refeições. A dica é fácil, simples e barata. Compre barrinhas de cereais, frutas secas ou frescas, castanhas e leve sempre um pouco com você ou deixe na gaveta do escritório. O colega de trabalho chegou com um bombom de leite condensando e morango? Se você já comeu alguma fruta ou castanha, conseguirá com mais facilidade resistir às tentações.

--> Refeições diárias

Substitua frituras por cozidos, assados ou grelhados e inclua saladas em pelo menos uma das refeições diárias para aumentar o aporte diário de vitaminas que seu corpo precisa. Beba bastante líquidos, mesmo sem sede.

--> Coma sem pressa

Lembre-se: o nosso estômago não tem dente. Comendo muito rápido, você não mastiga o suficiente e faz com que seu estômago trabalhe em dobro.

--> Noites de fondue

Vá a esses eventos com pouca fome, coma algo (saudável, claro) antes de sair. Sim ok, é praticamente impossível não comer até se sentir estufado e satisfeito. A dica mais valiosa não é deixar de frequentar e aproveitar essas reuniões deliciosas de inverno com família, amor ou amigos e sim, fazer a conhecida lei da compensação.  Tem hoje a noite um jantar mais calórico? Controle as refeições durante o dia e no dia seguinte. Assim você fica com a consciência tranquila.

--> Mexa-se!

Faça exercícios sempre. É igual a escovar os dentes. Leve os dois inicialmente como uma obrigação que promove inúmeros benefícios para a saúde e para a beleza, e por esses motivos consequentemente serão realizados com prazer e especialmente por você.

Os mais sedentários devem começar com uma caminhada diária e aos poucos partir para a musculação, dança ou ginástica. Lembre-se daquela calça jeans que corre o risco de não entrar no seu corpo daqui a uns meses. E querer emagrecer 30 dias antes do verão tudo aquilo que você engordou durante o ano todo, além de perigoso, vai deixar você flácido (a) e o que poderia ser pior, não conseguir de fato, emagrecer ou engordar tudo depois.

Anotou tudo? E qual a sua dica para não engordar neste friozinho? Comente e compartilhe.

1 comentário para “Dicas para não engordar no inverno

  1. Pingback: Dieta no inverno! Saiba como fugir dos exageros - Toda em Forma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.