Quem curte treinar pesado, em algum momento, já ficou de olho nos “malucos” que fazem exercícios estranhos na academia.
Quase sempre com um pesinho de franga, montadas em bolas, plataformas instáveis e toda sorte de picadeiro circense fitness. Essa galera malha, sua, treme e fazem as expressões de horror. Quem busca ver qual é dos exercícios funcionais (os tais exercícios estranhos) se arrisca no trabalho abdominal. Tipo, para ver se surgem uns gomos extras no tanque. Se você é uma dessas, véi… na boa? Você não sabe nada!
A EXPERIÊNCIA
Nessa vibe, partiu treinar ELASTOS, método criado por Rafael Coutinho. A execução dos exercícios utiliza elásticos com até 7 níveis de resistência.
Eles também podem ser combinados para deixar a coisa mais “hardmente” divertida!
O treino consistia em exercícios de ombros, costas, pernas, abdômen e aeróbios (pasmem!).
A idéia era experimentar os exercícios do cotidiano das academias mas buscando o diferencial dos elásticos na sua execução. Outros ângulos e posições foram propostos como alternativas para o desenvolvimento muscular.
A sensação é que que malhação começa profunda no músculo, em nível de tendão mesmo. Numa metáfora muito lôca, um treino com ELASTOS se assemelha a uma sessão de ondas curtas.
O calor profundo dá vitalidade as fibras musculares mais internas e sua conexão com tendões e ossos.
Intuitivamente, senti que aquela malhação primava por uma consciência corporal e uma exigência tremenda do core (região do abdômen e quadril).
Ao mesmo tempo, brotava a a sensação de segurança em que se podia intensificar a carga sem temer lesões. Isso porque tendões e músculos profundos só vão até onde são capazes de ir.
Em treinos com pesos, a percepção mais óbvia do músculo mascara a percepção dos tendões e articulações. Umas das causas das lesões é fazer mais esforço que o tendão aguenta porque o músculo segura.
Resumo da história: a carcaça tremeu, as vêias saltaram, a fibras musculares vieram ä tona… Ah! E depois dessa, nunca mais vou rir do halter de frango da galera da gym.
Véi… na boa! ELASTOS trabalha forte a musculatura, melhora a postura, fortalece tendões, articulações e o core. De bônus, ensina a cabeça funcionar junto com corpo.
Conjugar o treino com ELASTOS vai te tirar do seu plateau adaptativo, aquele ponto onde você não aguenta colocar mais 1 gr no agachamento. Antes de fazer uma pokerface tipo “ok, mas… vou ficar sarada?” , adianto: Treinar com elásticos queima gordura, define, aumenta força e massa muscular. Tudo atestado e comprovado cientificamente. F**K Yeah!!!
O ELASTOS é um método com fundamentação teórica profunda. Sua criação envolveu a compilação de diversas técnicas corporais que exigiram de Rafael Coutinho anos de aprimoramento e dedicação.
Essa matéria foca na experiência de quem curtiu uma aula mas há muito mais o que contar. Em outra oportunidade, teremos um perfil com Rafa pra saber o que motivou e de onde surgiu sua visão do fitness.
Se Liga, contato ELASTOS:
www.elastos.com.br
e-mail: contato@elastos.com.br
Telefone: (21) 2253-9372
www.facebook.com/elastos
Bjao do Ed