Saiba como driblar o famoso efeito sanfona e conquiste de uma vez por todas o corpo dos seus sonhos!
Cuidar do corpo nunca foi tão fácil, não é mesmo? Basta fazer uma dieta restritiva que você consegue perder até 10 kg em um mês.
A promessa de perder peso fazendo dietas milagrosas atrai qualquer pessoa que esteja lutando com a balança.
No entanto, é preciso tomar muito cuidado, pois algumas dietas ao invés de emagrecer podem contribuir para o aumento do peso provocando o famoso o efeito sanfona.
O efeito sanfona é o ato de engordar e emagrecer repetidas vezes. Isso acontece quando a pessoa segue dietas milagrosas que prometem em uma semana perder 10 kg.
Segundo o nutrólogo André Veinert, para que o emagrecimento seja duradouro ele deve ser feito por etapas e de forma saudável. “Muitas pessoas adotam diversas dietas para conseguir o tão sonhado corpo escultural, só que muitas vezes não pensam na saúde e como essas dietas podem ser prejudiciais.
A maioria das dietas restritivas sem o acompanhamento de um médico e nutricionista ao invés de emagrecer e manter o peso elas provocam o efeito sanfona”, afirma.
Quem adota uma dieta, geralmente, segue um cardápio restritivo sem valores nutricionais.
Além de ficar sem os nutrientes indispensáveis para a saúde, chega uma hora que ela cansa de consumir os mesmos alimentos e volta a comer em excesso resultando no aumento do peso.
“Isso acontece porque a pessoa não consegue mudar seus hábitos alimentares, apenas segue um cardápio até conseguir emagrecer”, ressalta o nutrólogo.
Como ocorre o efeito sanfona?
De acordo com o nutrólogo as células de gorduras incham e se dividem quando a pessoa come muito e de forma descontrolada.
“O cérebro tende a interpretar a eliminação de peso como uma ameaça ao organismo, por conta disso, ele passa queimar menos caloria e tornando o metabolismo lento.
Sendo assim, esse efeito provocado no organismo só colabora para ao efeito sanfona”, diz.
O efeito sanfona também contribui para o surgimento de doenças coronarianas, hipertensão, colesterol elevado e leva o enfraquecimento do sistema imunológico e, por isso, deve ser evitado.
Para evitar esses prejuízos à saúde é importante adotar hábitos alimentares por meio de um plano de emagrecimento feito com um profissional e aliar a alimentação com a atividade física.
“O caminho para emagrecer por meio de um plano alimentar e exercício físico pode ser longo, porém, é o único que irá garantir uma perda de peso saudável”, comenta o nutrólogo.
Vida longa
Confira algumas dicas do nutrólogo André Veinert para emagrecer sem provocar o efeito sanfona:
Pular os intervalos da alimentação
Para quem está perdendo peso é recomendado se alimentar de três em três horas para evitar comer demais no lanche da tarde ou no jantar. O ideal é fazer de cinco a seis refeições ao dia com intervalos regulares.
Excluir o carboidrato da dieta
Muitas pessoas cortam o carboidrato durante a noite por acreditar que esse é um método eficaz para perder peso mais rápido.
Mas, assim que se corta o carboidrato o organismo começa a gastar a energia reserva e, por isso, a maioria das pessoas que seguem esse tipo de dieta reclama de cansaço, má qualidade de sono e indisposição.
Comer muito rápido
Você acaba ingerindo mais alimentos, pois a fome leva mais tempo para ser saciada e também prejudica a absorção dos nutrientes e a digestão.
Alimentos saudáveis que engordam
É preciso ter muito cuidado na hora de escolher alguns alimentos e principalmente ficar de olho na quantidade consumida.
Os azeites, queijo branco, granola se forem consumido em grandes quantidades pode contribuir para o ganho de peso.
Dicas anotadas? Agora não tem errar meninas!
Se você curtiu essas dicas, vai adorar essa aqui também!