Chá Verde: Vamos desintoxicar um pouquinho??

cha-verde-combate-cancer

Essa dica vai bem para aqueles que andaram abusando no churras no fds… Vamos desintoxicar um pouquinho??

O chá verde é produzido a partir das folhas da Camellia sinensis. Suas folhas são colocadas no vapor e depois secas, processo que preserva os ingredientes naturais e nutrientes, impedindo a oxidação da planta. As substâncias que conferem as propriedades benéficas do chá verde são os polifenóis e catequinas. Sua principal ação é de antioxidante, que combate o excesso de radicais livres do organismo. Os radicais livres em excesso aumentam o envelhecimento precoce, propiciam o aparecimento de câncer, aumentam risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e problemas vasculares.

O chá verde também auxilia na redução das taxas do colesterol LDL (que em excesso é prejudicial à saúde), na redução de formação das placas de ateromas (arteriosclerose) e diminui a formação de ácido úrico no organismo.

Além disso, auxilia também no processo de desintoxicação do organismo e tem efeito termogênico, ou seja, auxilia no emagrecimento.

Portanto, pode-se considerar positivo o uso desse chá em nosso dia a dia, atentando-se para alguns cuidados.

- Não utilizar quantidades excessivas do chá: de 3 a 4 xícaras por dia é o ideal.
– Não prolongar por mais de 2 meses seguidos o uso do chá verde.
– Não consumir próximo às principais refeições, pois possui alguns fatores antinutricionais que prejudicam a absorção de alguns nutrientes.
– Para as pessoas que tem sensibilidade à cafeína, não consumir depois das 16h.
– Grandes quantidades podem irritar o estômago.
– Grandes quantidades não devem ser consumidas por: gestantes, lactantes, hipertensos, diabéticos, portadores de úlceras gástricas. Para essas pessoas, somente com prescrição de algum profissional habilitado.

Modo de preparo:

Infusão: para cada 300ml utilizar uma colher de chá rasa da erva desidratada. Esquentar a água antes do ponto de ebulição. Para efeito estimulante da cafeína, deixar a erva por 5 minutos na água e coar o chá. Para efeitos antioxidantes e menor estimulante: deixar as folhas em água quente por 10 segundos, desprezar a mesma e verter nova água, deixando de 5 a 10 minutos. Beber em seguida ou armazenar na geladeira ou garrafa térmica por, no máximo, 24h.

O ideal é preparar o chá em casa e não utilizar os saches já prontos, pois não sabemos a procedência e qualidade da erva, além dos saches possuírem alguns conservantes e substâncias antifúngicas para preservação do chá.

Dicas práticas para o preparo:

- Você pode obter uma chaleira elétrica, não precisando de um fogão para esquentar a água.
– Compre uma garrafa térmica de aço inox e mantenha a água ou seu chá quente por mais tempo.
– Hoje em dia tem diversas opções de difusores no mercado, um mais prático do que o outro.

Gostou? Compartilhe! Você nos incentiva a produzir conteúdos cada vez melhores.

    Deixe seu comentário. Ele é importantíssimo para nós!

    por todaemforma

    1 comentário em “Chá Verde: Vamos desintoxicar um pouquinho??

    1. Pingback: Drenagem Linfática, funciona mesmo? | Toda em Forma

    Fechado para comentários.